segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Coisas da política VII

Expedição dos Poetas!

O maior obstáculo para a voo solo de Marina ao Planalto reside no fato de o PV, dono de apenas 14 assentos na Câmara dos Deputados, ser um partido pequeno. A senadora, considera Lavareda, precisaria de mais tempo na tevê e teria que ter como opção uma "cesta" de pequenos partidos ou um "movimento na sociedade". Porque, se todos os pré-candidatos forem para a disputa em 2010, Marina largaria com 10% dos votos. Por isso, a senadora insiste na refundação do PV. Isso incluiria a participação do ex-ministro Gilberto Gil na chapa como candidato a vice. A formação de palanques estaduais é outra preocupação. No Rio, por exemplo, o provável candidato a governador, Fernando Gabeira, ficaria com dois palanques, o do PSDB, de quem tem o apoio, e o dos verdes. "No primeiro turno, minha campanha vai ser para a Marina", garante Gabeira. Revista Época

Acreucho: Vejo certa semelhança da candidatura de Marina com a “Expedição dos Poetas”. Uma foi e a outra é utópica. Marina presidente, Gilberto Gil vice; Marina tem a cabeça cheia de utopias, a bem da verdade, pensa que com a “verdade” a “simplicidade” o “diálogo”, poderá levar uma campanha para Presidente do Brasil. Gil é um astro da música pop foi Ministro da Cultura e deixou o Ministério para se dedicar à música, sua praia.

Do que se poderia chamar a idéia de Gabeira; ter dois palanques, defender duas propostas? “No primeiro turno” vai votar em Marina e se ela for para o segundo turno com Serra? Em quem Gabeira vai votar e pedir voto? Será que acontecerá o que se vê muito por aqui, candidatos que juram fidelidade aos majoritários e depois dizem para seus eleitores: “votem em mim, pra governador ou prefeito, votem em quem quiser”.

A quem o PV e seus 14 deputados serão leais? É uma coisa bastante arriscada. E Marina? Vai votar nela mesma no primeiro turno e no caso de não ir para o segundo, quem apoiaria? Ela precisa declarar isso, pra tranquilizar o eleitorado. Serra X Dilma, Marina votaria em quem? Pediria voto pra quem?

Eleitor não tem palavra!

Marina Silva: “Temos que dar a palavra ao eleitor. É nisso que acredito. Temos uma cultura patrimonialista muito arraigada. Alguém diz: 'Você tira voto de fulano'. O voto não é do Serra, nem da Dilma, nem do Lula, nem de ninguém. O voto é do eleitor. O voto é a única coisa que você nunca tem. No momento que você o recebe, já é passado e o eleitor já está livre para votar em quem ele quiser. As pessoas já estão cansadas que se façam as coisas para elas. É melhor se dispor a fazer com elas, com os jovens, os empresários, as mulheres, os idosos e os formadores de opinião”. Diz Marina Silva à Revista Época

Acreucho:

Marina, se pudesse me ouvir!

O eleitor não tem “palavra”, tem apenas o voto, que ele dá a quem suas lideranças conduzem, parece que você não está acostumada às eleições aqui no Acre, é assim em todo o Brasil. Apenas uma ínfima parte do eleitorado, tem “voz própria” ou “voto próprio”. Se você acredita que o “povo” decide, então é muito ingênua.

O povo é conduzido. Zé Ramalho está certo: Eh Vida de gado! Povo marcado. Povo feliz! Lula pra chegar ao poder, “manipulou” os trabalhadores, incutiu-lhes idéias na cabeça, impingiu-lhes ideais que, eram dele e de uma classe política, não do povo; dominar o Brasil e alcançar o poder. A próxima etapa é “perpetuar-se no poder, Dilma é apenas Lula II, “To be continued”.

Você mesmo já disse em campanhas: “se não votarem em “fulano”, não precisam votar em mim”. Conduziu o voto de seus eleitores, é assim com todo mundo. Minha cara Marina, “as pessoas” comuns, deixam que os outros façam por elas, nosso povo não tem cultura pra “escolher”.

Os jovens são “doutrinados” desde as escolas pelo povo do PT; os empresários mandam que seus funcionários votem em quem lhes garantir mais lucro e dizem descaradamente: “se outros assumirem o poder a empresa pode até fechar”; as mulheres cultas votam com isenção, mas, as sem cultura votam em quem lhes dá alguma vantagem, mesmo assim, a cada eleição são ameaçadas de que o “Bolsa Miséria” vai acabar; os idosos são mantidos em suspenso, todo ano de eleição, é feito “recadastramento” de aposentados, isso é uma maneira de incutir-lhes medo; existem dois tipos de “formadores de opinião”: os que são pagos para “formar opinião” e os que “votam democratica e conscientemente”.

Sem medo do Zé!

“Nunca me senti intimidada por outras ameaças muito perigosas, imagina por uma pessoa como o Zé Dirceu”. Diz Marina à Revista Época

Acreucho: Marina manda um recado a Zé Dirceu; não tem medo dele! Isso é bom, porque muita gente tem. Mas, o que ela quis dizer com “uma pessoa como”, foi um elogio ou um esculacho? Chamou Zé Dirceu de manso ou de cangaceiro?

Representante da sociedade!? Será?

“O Congresso é a representação da sociedade, aqui se estabelece o debate, se realizam os acordos sociais mediados, que deveriam ser por meio de um debate consequente...” Diz Marina a Revista Época

Acreucho: Olha, eu não me sinto representado no Congresso Nacional, nenhum “representante” expressa as minhas idéias nem defende os meus ideais. Aquilo ali parece mais um “hospital de doentes mentais”, um hospício, que qualquer outra coisa e, o pior de tudo é que a doença deles é uma só: “neorose pelo poder” e “corrupção e impunidade agudas”, muitos têm distúrbios de personalidade, alguns chegando perto de Hitler e Mussolini, alguns parecidos com os “capos Cicilianos”. Um bando de “coronéis de barranco”. A Casa do Povo virou a Casa dos Horrores! Por lá ao invés do debate, tem se estabelecido o “embate” entre o “bom e o mau”; não há “acordos sociais” apenas “acordos pessoais” e, o debate tem sido o mais “inconsequente” possível.

Lula e Marina

ISTOÉ - O presidente Lula fez um comentário elogioso a sua possível candidatura. Como está o relacionamento com ele?
Marina - Não mudou. Digo que tenho tido bons mantenedores de utopia. Quando eu era uma jovem, talvez mais sonhadora do que hoje, a gente tinha bons mantenedores de utopia, tínha Chico Mendes, Darci Ribeiro, Celso Furtado, Leonardo Boff, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso. Mas, aos 51 anos, ainda sou uma sonhadora. E quero ser mantenedora de utopia.

Acreucho: Tremo ao saber que o “relacionamento” de Marina com relação a Lula não mudou, confiaria mais nela “se tivesse mudado”, mas, mudará já, já, assim que Lula começar a “queimar o filme dela”.

Utopia utópica!

ISTOÉ - A sra. ainda inclui o presidente Lula como mantenedor de utopia?

Marina - Ele é um realizador de utopias. Fazer a política social que ele está fazendo é a realização de uma utopia.

Acreucho: Marina precisa fazer um trabalho mental para se livrar da “lavagem cerebral” que durou 30 anos; deixar de dizer “frases feitas”; mudar seu modo de pensar e agir sob pena de sua candidatura não dar em nada. Ela precisa compreender que agora é um “General” que tem um exército para comandar. E comandar exige, disciplina, esforço e principalmente decisão e atitude.

Mas, ainda vai chegar o dia em que Marina vai dizer: O Lula é um babaca! Se Deus quiser!

2 comentários:

  1. Acreucho, se Marina sair do PT farão com ela o mesmo que fizeram com o senador Geraldinho. Ela será chamada de traidora e de todos os nomes feios que só os petistas sabem usar em situações como essa. Ela se tornará imprestável. POr que é assim que finciona no PT; enquanto você como no prato com eles, eles te amam, mas se você muda de mesa ou de restaurante, eles vão querer devorar você! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  2. CORRIGINDO: Acreucho, se Marina sair do PT farão com ela o mesmo que fizeram com o senador Geraldinho. Ela será chamada de traidora e de todos os nomes feios que só os petistas sabem usar em situações como essa. Ela se tornará imprestável. Por que é assim que funciona no PT: enquanto você come no prato com eles, eles te amam, te venera,, enquanto você angaria votos para o partido você é a melhor coisa do mundo, mas se você muda de mesa ou deixa de seguir a cartilha, aí eles é que vão querer devorar você! Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    ResponderExcluir