segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Moderno X Arcaico!?


Luciano Suassuna: “De maneira simplificada, o eleitor fez de cada disputa presidencial uma decisão estratégica de mudança. Collor simbolizou a abertura econômica, a redução do Estado e, por fim, graças ao impeachment, o grande teste da maturidade política e do respeito às regras. FHC, a estabilidade econômica. E Lula, a melhoria social, com a valorização do mercado interno. Ou seja, democracia, responsabilidade econômica, distribuição de renda e segurança jurídica: o Brasil tem hoje os pilares básicos para avançar no caminho do Primeiro Mundo. Nesses 20 anos, o eleitorado passou de 82 milhões para mais de 130 milhões de pessoas - e pela primeira vez, em 2010, os que nasceram depois da ditadura serão maioria. Outra vez uma eleição presidencial se dará no embate entre o moderno e o arcaico. A agenda das mudanças deve vencer mais uma - mas ela ainda está aí, em aberto, esperando quem a represente”. Revista Época

Acreucho: "Muito simplificada” a opinião de Luciano Suassuna. Em princípio o eleitor não toma decisão nenhuma, este jornalista parece não saber o que seja uma eleição por dentro, nunca ouviu falar em “compra de votos, voto de cabresto, coronelismo, curral eleitoral, caixa dois, derrame de dinheiro, uso de máquina administrativa, tráfico de influência política, listas, pressão política com funcionalismo” e outras coisas instituídas desde que se instalou a “democracia petista”, usadas em épocas de campanha.

Se pudermos considerar “democracia” a “desordem política e social” que acontece no Governo Lula! Com um Congresso envolvido em constantes escândalos e políticos que não conseguem trabalhar porque tem que se defender à todo momento de acusações de corrupção.

Bem, se o processo eleitoral vai se dar entre o “moderno e o arcaico” não sei. Lula (leia-se Dilma) e José Serra, falam a mesma língua; crescimento, desenvolvimento; estabilidade econômica. Lula atrelado a conceitos de puro capitalismo governa para elites, empresários e especuladores; José Serra mesmo falando das mesmas coisas, é tradicional e com certeza vai apenas manter o país na linha, dificilmente algo novo poderá surgir.

O Brasil está bem, pelo menos economicamente, acho que agora precisamos trabalhar para resolver os graves problemas sociais, de violência e ambientais da nação. O país tem fontes ambientais que poderiam se tornar inesgotáveis e, boas fontes de renda, para muitas gerações, mas, precisam ser “preservadas”, sob pena de nos tornarmos como outros países que, “se destruíram” em nome do desenvolvimento.

O “velho” plano de Lula que era transformar a eleição presidencial num “plebiscito” onde se iria “escolher” um candidato, ao invés de “eleger” um, o “menos pior dos dois”. O fator Marina Silva, muda um pouco essa idéia, agora PT e PSDB terão que “suar a camisa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário