sábado, 15 de agosto de 2009

Será candidatura "chapa branca”?


Hoje, conversando com dois amigos lá no Bairro Tancredo Neves, a gente comentava sobre política e Marina Silva. Estavamos numa lanchonete e tinha um amigo que defendia a candidatura de Marina, argumentando que ela é isso, que ela aquilo.

Lá pelas tantas, uma mulher que estava na mesinha ao lado olhou pra nós e disse textualmente:

- Deixem de ser bobos, isso é tudo um esquema deles!

- Deles quem minha senhora? Perguntei.

- Do PT, do Jorge e do Lula, respondeu ela.

- A senhora acha isso mesmo? Disse o meu amigo.

- Marina é uma farsa, disse ela sem cerimônia.

Levantou-se e foi embora.

Agora à noite, vejo no O Globo que Marina, Jorge, Binho e Tião tiveram uma reunião com Lula para “distensionar” o PT do Acre. Seja lá o que isso for.

“Lula ouviu dos interlocutores a garantia de que, numa eventual candidatura presidencial da senadora, não haveria um discurso crítico ao seu governo e nem à política ambiental”. Diz O Globo. E mais: Os três petistas garantiram a Lula que, nesse cenário, Marina fará uma campanha propositiva contra o governo e sua provável adversária no PT, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sem ataques pessoais.

Ora, que tipo de conversa é essa? Um acordão? Um blefe? Um esquema? Será que a mulher do Tancredo Neves tem razão? Será que o Calixto, que todos os dias tem dito que a candidatura de Marina é um balão de ensaio, tem razão? Estará Marina Silva brincando com os sentimentos dos acreanos que estão acreditando nela?

“Lula também disse aos petistas do Acre que não haverá retaliação à senadora por causa de sua saída do partido”. Ele ainda afirmou que ninguém do governo deve trabalhar para desconstruir a imagem de Marina Silva, ou mesmo a sua gestão como ministra do governo durante quase seis anos.

Mentira! Ele mesmo já disse que Marina atrasou obras por causa de “pererecas”.

Retaliação? Como poderia Lula retaliar contra Marina Silva por ela querer sair do PT? Estamos numa democracia.

“Ninguém vai “desconstruir” a imagem de Marina”. No mínimo Jorge tinha ameaçado Marina de que iam detonar com ela, agora Lula dá uma de “bonzinho” dizendo que não vão fazer isso. Isso é um esquema!

Bem, se Marina Silva pretende disputar a Presidência da República na base do “conversê”, do “diálogo”, de “papos altamente cabeça”, já está perdida. Política no Brasil se ganha “na marra”. Tem que caluniar e ser caluniada, senão, não tem graça!

Em sendo verdade o que diz O Globo, a candidatura de Marina dá toda pinta de ser “chapa branca”.

Como ela vai concorrer com Dilma, sem desconstruir a imagem da Dilma? Vai querer tomar o lugar do Lula sem botar os podres dele pra fora? Vai apenas colocar seu plano de governo na TV e nos comícios para que o “culto” povo brasileiro decida qual o melhor?

Se Lula e Dilma não vão detonar a Marina e ela não vai falar mal deles que diabo de campanha é essa? Uma ação entre amigos?

Estou até vendo, Lula no comício:

- “Voceis tem que vota na Dilma, mais, a Marina também é uma boa candidata. Só não pode vota no Zé Cerra”.

E Marina:

- Olha gente o Presidente Lula foi um ótimo presidente, a gente não tem o que falar mal dele e é por isso que eu quero tomar o lugar dele.

Acho bom alguém desmentir essa reunião ou confirmar logo, pra deixar de fazer o povo de bobo.

Se houve essa reunião e Marina concorda com esses “termos” então é blefe, é chapa branca mesmo. Campanha com o Lula é o seguinte: do alto da cabeça pra baixo “é canela”, dedo no olho é carinho. Ele pisoteou, caluniou, escraxou, detonou sempre seus adversários até chegar ao poder. Agora quer refresco...

Cético como sou, vou esperar pra ver. Tinha até um a esperança, agora desanimei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário