quarta-feira, 22 de abril de 2009

Toque de recolher para os jovens. É uma boa idéia?




Duas cidades do interior paulista adotaram uma espécie de "toque de recolher" para crianças e adolescentes sob a justificativa de tentar reduzir a criminalidade. Em Ilha Solteira e Itapura, no noroeste do Estado, menores de 13 anos podem ficar na rua até as 20h30. Adolescentes de 13 e 14 anos, até as 22h. Para quem tem 16 e 17 anos, o limite é 23h. Menores de 15 anos estão proibidos de frequentar LAN houses.

Anteontem, quando a medida passou a valer, quatro jovens foram abordados pela polícia e levados ao Conselho Tutelar de Ilha Solteira, que tem 24 mil habitantes. Os pais foram chamados.

A ideia partiu da Vara de Infância e da Juventude do município e da Promotoria local. Segundo a polícia, há jovens envolvidos com roubos e furtos nas cidades.

A medida foi baseada em atitude parecida determinada por um juiz de Fernandópolis (553 km de SP).


Do Blog: Na verdade a medida é bastante radical. Muitos jovens e pais vão reclamar dela e não se sabe se é constitucional ou não, isso ainda deverá ser discutido.

A notícia já está repercutindo nos noticiários e há quem seja contra e quem seja a favor. Hoje, no Programa Dia a Dia, da Rede Bandeirantes a polêmica estava grande, com o apresentador José Luiz Datena argumentando contra a medida. Nem parece que há poucos anos ele sentiu na pele os problemas, quando teve problemas gravíssimos com seu filho.

Na realidade, os pais hoje em dia não tem mais controle sobre os filhos, salvo exceções, o que mais se vê pelas ruas, a qualquer hora do dia são crianças de todas as idades, perambulando, sem o que fazer e sem ninguém que as controle nem lhes dê rumo. Essas crianças são presa fácil para o mundo da prostituição e do tráfico de drogas, mas, parece que isso não sensibiliza nossas autoridades, porque as medidas tomadas e os programas que existem são apenas tecnocracia e nada mais, feitos por gente que nunca viu um menino de rua.

Acredito que uma medida dessas possa surtir bastante efeito se for levada à sério e cumprida sem nenhum tipo de violência.

A medida é extrema, pois, restringe o direito constitucional de ir e vir que todas as pessoas tem. Por outro lado, se esses jovens tem o direito de ir e vir, as outras pessoas, as quais eles prejudicam com seu direito, também tem direito a segurança pública. Um conselheiro tutelar do Município de Ilha Solteira, explicou que os jovens que estão sendo restringidos são prioritariamente aqueles que ficam consumindo bebidas alcoólicas, drogas e perturbando a ordem pública. Claro que ninguém vai levar para o Conselho Tutelar algum garoto que esteja, por exemplo, saindo de uma casa, atravessando a rua e entrando noutra casa.

Analisemos a questão por outro ângulo. Jovens são difíceis de controlar, a não ser que tenham uma boa educação e uma formação religiosa, onde somente se enquadrariam uma minoria de nossa sociedade. Os pais não tem mais “autoridade sobre os filhos”, não aquela autoridade de querer mandar, mas a autoridade que significa respeito. A mesma falta de respeito que jovens entre os dez e dezoito anos de idade tem para com os pais, também tem pelas autoridades. Existem meninos de rua que recitam pra você a Cartilha que protege o menor, melhor que um advogado. Um pai não pode mais corrigir seu filho, dando uns tapas ou um puxão de orelha, senão o menino vai na delegacia e denuncia o pai. Mesmo que esse menino seja um “menor infrator”. Em resumo, a família não tem controle sobre a juventude, muito menos as autoridades, eles não tem educação, portanto, a única solução que resta é a coerção.

Existem tres perguntas que gostaria de fazer aos pais e aos filhos adolescentes:

1 - O que poderá estar fazendo perambulando pela rua após as oito horas da noite, uma criança entre dez e doze anos de idade?

2 - Que planos terá um jovem de treze ou quatorze anos vagueando pela rua depois das dez horas da noite?

3 - Com que objetivo estarão pelas esquinas, pelos bares e pelas ruas, jovens com até dezoito anos de idade, depois das onze horas da noite?

A resposta é nada. Uma criança com dez ou doze anos de idade não tem que sair à rua depois que anoitece, um jovem na puberdade, entre doze e dezesseis anos, nada tem a fazer na rua à noite, onde os perigos são inúmeros. Se um jovem com mais de dezesseis anos, até perto dos dezoito não tem responsabilidade para assumir os atos que pratica criminalmente, então também não tem nada que estar junto com adultos em ambientes que são para adultos. A esquina, o meio da rua, bares, lanchonetes, inferninhos, bailes, boates, festas de rua e afins são para adultos, crianças como eles são considerados pela Lei tem que estar em casa.

Na realidade, se a gente olhar e analisar esta determinação com os olhos de pais, avós e mães veremos que ela é uma coisa boa, uma maneira de manter as pessoas nos seus lugares, evitar perigos e armadilhas.

Alguém há de dizer: “as crianças das periferias não tem o que fazer”. E não tem mesmo. Mas, a gente vai fazer o que? Há um velho ditado popular que diz: “melhor romaria faz, quem em sua casa está em paz”. O que acontece é que os pais, na realidade não querem ter responsabilidade para com os filhos, não os criam com imposição de limites desde pequenos.

A Bíblia Sagrada, base de todas as Leis, livro lido por todos, religiosos e ateus diz em Provérbios 22:6 “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se esquecerá dele.”

Verdadeiramente, não adianta a gente querer desentortar o pau depois que ele está grande, temos é que fazer algo por nossos filhos enquanto eles são pequenos e ainda estão debaixo da nossa influência. A grande realidade da violência que existe hoje em dia é que nossos filhos serão aquilo que a gente ensinar a eles, serão aquilo que a gente deixar eles serem, serão aquilo que nós como pais dermos o exemplo a eles, alguns pais ensinam coisas boas, alguns até coisas ruins, outros não ensinam nada, existem os pais que acham que a escola e o governo tem que educar seus filhos, isso não é verdade, o governo tem que “instruir” as crianças, educar é tarefa dos pais.

A personalidade de uma criança é criada e moldada durante a sua mais tenra idade é nesta idade que os pais tem que implantar na cabeça de seus filhos coisas boas, religião, cidadania, solidariedade, civilidade. Muitos hão de dizer que a maioria dos pais não tem cultura, nem tempo para orientar seus filhos. Quem tem capacidade para fazê-los, tem que ter a responsabilidade de educar.

Minha mãe e meu pai eram quase analfabetos, estudaram até o terceiro ano primário, ambos trabalhavam fora e educaram a mim e à meus irmãos bem, não há nenhum marginal nem ninguém desviado do caminho do bem.

Esta determinação é boa e controversa ao mesmo tempo, mas, poderia ser implantada em nível nacional, com toda a certeza boa parte da criminalidade diminuiria e as mentes dos nossos jovens estariam mais saudáveis. Nossos jovens estariam um pouco mais resguardados da cooptação por parte do tráfico de drogas e poderíamos ao invés de construir presídios para meninos, que são as “unidades de recuperação”, construir mais praças, escolas, creches, bibliotecas e áreas de lazer.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite... o que escrevo aqui é a opiniao de um jovem morador de Ilha Solteira.
    Moro aqui desde que nasci, hoje tenho 19 anos, muitos podem dizer que sou muito novo pra saber o que esta se passando, mas a verdade so pode ser dita por quem mora aqui e ve como é a rotina da cidade.

    Nesses quase 20 anos, ja vi muita coisa acontecer nessa cidade e concordo que as coisas estao cada vez piores em relação a roubos e violencia, mas se voces ... pessoas de mais idades, lembrarem sobre a ditatura, onde havia o toque de recolher... verao que aqui esta acontecendo basicamente a mesma coisa, privam o jovem de liberdade, privam o jovem de convivio social e o pior é que fazendo isso lançam um desafio, e como sabemos, nenhum jovem gosta de desafios (ironico), pensem na seguinte situação, como um jovem de 13 anos pode ir para a Amazonia sozinho e nao pode transitar pela sua propria cidade. A grande verdade é que o delegado e o promotor querem tornar o serviço que deveria ser desenvolvido pela policia, mais facil, mais tranquilo... se é isso que voces querem, desculpe a sinceridade, mas nao vao conseguir, so vao gerar mais transtornos e vao ficar correndo atraz de "crianças" de 14, 15, 16 e 17 anos, enqto traficantes, ladroes e baderneiros andam livremente pela cidade.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o comentario acima... Privar os jovens de sair de casa não vai adiantar nada, vai ser como voltar a ditadura, uma epoca ruim onde mta gente sofreu e ate hj quem viveu aquela epoca guarda na memoria, lembra como lutaram pra que a ditadura caisse? É a mesma coisa, mtos vao dizer que não que naum tem nada haver, mas será que naum mesmo? Será q é balela? Ou será que os jovens naum poderem sair naum se compara a vc naum poder dizer oq qr o q pensa ter que pensar em tudo que vai fala pra naum parecer ofensa um manifesto de desejo seu. Não vivi naquela epoca, tenho apenas 21 anos, e podem dizer q naum tenho idade pra falar com proprieda pois não vivi a epoca, mas naum esquecam de que a varias maneiras de ser viver uma epoca, não sou tão idiota a ponto de postar um comentario sem saber oq estou falçando, estudei historia no colegio e estou vendo a verdadeira hstoria na faculdade.
    não para por ai, eles sao privados de sair a noite, a policia inves de caçar quem realmente deveria ser caçado vai caçar os adolescentes que estao na rua fora de hora, vcs acham que se eles tiverem q fazer naum vao fazer de dia? não vao burlar a aula ou qlqr outra coisa pra ir pra esquina fazer oq tem vontade? vcs realmente acham q isso vai adiantar? mesmo que ele naum faça agora e naum saia a notie, se ele naum tiver educação, se naum aprender os valor da vida vcs acham mesmo que ao completar 18 anos e puderem sair ele naum vao continuar fazendo oq ja fazem? olha que hipocrisia...
    a responsabilidade é dos pais ele devem dar limite aos filhos, e do estado que deveria investir mais em educação e naum no jovem ele é ser humano ele tem que aprender, e pra isso ele tem q ser ensinado, naum ensinar a seguir a vida igual a um carneirinho seguindo o rebanho mas ensinar a pensar, ensinar os valores, só assim ele podera tomar as decisões que melhor cabem a ele e a sociedade, pq naum pdoemos visar apenas o bem invidual e sim o bem comum.
    essa é minha opinião!

    ResponderExcluir
  4. estou de acordo,inclusive começa em MURIAE MG o toque de "ACOHER",que vai trazer o sono de volta aos pais,livrando estes jovensde situaçoes de risco,e na minha opiniao quem vai perder e o TRAFICO E OS ALICIADORES DE MENORES PARA A PRATICA DE PROSTITUIÇAO.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde . Sobre essa questão eu fico em cima do muro, Tenho 14 anos e fui educada duramente pela minha familia, por isso nunca me envolvi em confusões. Todo fim de semana eu e minhas amigas vamos na praça (moro em uma pequena cidade do interior de SP) para dar uma volta, conversar, comer um lanche, e ficamos até 12:00 . No meu grupo nunca tivemos problemaas com isso.é claro que somos a minoria, mas e a gente como que fica ? Será que TODAS as "crianças" serão prejudicadaas. Isso é um verdadeiro absurdo, é uma forma mto ruim de se impor respeito . é logico que isso deve servir de alguma forma, maas isso deve vir de casa. Como assim os pais não dão conta dos filhos ? Pelo amoor de Deeus. Acho que isso deve ser revisto e modificado pois não temos culpa se existem pessoas que restringem a lei, e nós que temos que pagar por elaas .

    ResponderExcluir
  6. Esse velho é burro e idiota!!! Não escreve mais nada não seu velho GaGa!!! Dá nojo só de olhar pra sua cara seu imbecil!Tem cara de pedófilo, não quer q ninguém saia na ru pra ficar em casa pra vc abusar ds criancinhas!!!!

    ResponderExcluir
  7. olha, entrei por acaso aqui no seu blog pq estou lendo pois o tema de uma prova minha de redação amanhã, provavelmente será o toque de recolher... tenho 15 anos e até então eu era contra... porém ao ler a sua colocação que 'Isso irá ferir a lei de ir e vir das pessoas. por outro lado dara direito a segurança pra outras' ...

    ResponderExcluir
  8. Sou mãe,estilo tradicional,tenho 4 filhos,jovens e adolescentes, são filhos maravilhosos,inteligentes ,são a razão da minha vida,eles não saem com colegas em baladas , não bebem ,não fumam.São livres com conscientização e sabedoria. Eu e meu marido ,sempre tivemos um dialogo aberto com nossos filhos,sempre trocando idéias, mostrando os perigos das ruas, dos falsos "amigos".
    Meus filhos tem repulsa, nojo do estilo de vida de muitos jovens das baladas, das boates, dos rachas, gangues,bebedeiras . O toque de recolher pode dar uma boa lição nos mal criados, mal educados,nos violentos,briguentos,beberrões, etc. Não foram educados , protegidos e amados pelos pais, infelizmente , a lei deve usar a força. O desleixo , falta de amor dos pais e as ruas formam indelinquentes,virou praga no meio da sociedade,dificil reverter o caso, os pais nesta geração estão muito "moderninhos na liberdade", ajudando a destruir seus proprios filhos e futuros netos. Toque de recolher é um sistema de ditadura horrivel, mas se o povo fosse inteligente ,não haveria essa necessidade e muito menos violencia.

    ResponderExcluir