quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Coisas de política IV

Mario Quintana

“Não venci todas as vezes que lutei. Mas perdi todas as vezes que deixei de lutar”.

Pesquisa Informal

Um grupo de jovens estudantes na tarde de quarta-feira estava na “Esquina da Alegria” fazendo uma pesquisa. Perguntei pra que era. Para as eleições, disse um, pra prefeito. E como está o negócio aí? Perguntei. Até agora 47 a 36 disse o jovem. Pra quem? Petecão é claro, foi a resposta. Vejam bem é uma pesquisa “informal”.

Propaganda ilegal

Hoje pela manhã, no Bairro Mauri Sérgio, na escola recém inaugurada, tinha uma equipe de campanha de Angelim, haviam saído do prédio e conversavam no estacionamento com a direção da escola. Todos usavam ostensivamente, adesivos do candidato do Partido dos Trabalhadores e o carro também estava adesivado.

Inédito!

Anunciando o comício da Coligação 100% Popular para hoje à noite, pelos Bairros Areal, Mauri Sérgio e Santa Inês, fui surpreendido com um aceno de mão de uma senhora, parei e ela veio até a janela do carro.

- Vocês vão fazer comício aqui à noite?

- Sim, senhora, respondi. Já ia até estendendo uma “praguinha” pra ela quando...

- Não pode não, disse ela, sou a dona do prédio e candidata pela Frente Popular e não quero nada aqui em frente a minha empresa.

Fiquei atônito, pois, ninguém tem autoridade para fazer esse tipo de coisa. Ela disse que o pessoal da Frente tinha dito pra ela protestar. Mandei que ela ligasse no TRE/AC e fui em frente. Se mandarem fazer um comício em frente à casa do Angelim, ele como prefeito não pode dizer que não. Depois fiquei sabendo que ela é apenas dona do prédio, nem é dona do mercado, que está alugado, tava só fazendo firula.

Recife sem PT...

A candidatura do candidato a prefeito do Recife, João da Costa do Partido dos Trabalhadores, que é apoiado pelo atual prefeito também do PT foi impugnada e ele terá que sair do páreo nas eleições 2008 para a Prefeitura do Recife. Perícia da Polícia Federal nos computadores da Secretaria de Educação mostrou e-mails enviados por funcionários que ocupam cargo de confiança (que entram por indicação) “convocando” outros servidores a participarem de atividades de campanha. Foi encontrado, também, material publicitário do candidato e orientações da direção nacional do PT sobre as eleições 2008. "Os laudos comprovam, sem sombra de dúvidas, o uso da máquina pública pelos servidores detentores de cargos comissionados da Secretaria de Educação", afirmou a promotora responsável pelo caso, Andrea Nunes Padilha. São os velhos esquemas do PT. Por aqui, se procurar também acha, com certeza!

Programa de geração de emprego e renda

A geração de emprego e renda no Acre está um caos, quem é formado tem que sair daqui pra poder trabalhar. Nem o ex-governador Jorge Viana e o ex-suplente de Senador Sibá Machado encontraram nada por aqui e tiveram que ir embora.

Toinho Alves

Acho que a graça do Toinho Alves acabou ou foi a criatividade dos marqueteiros da Frente Popular, pois, estão repetindo as crônicas do cronista sem graça. Toinho arruma outra freguesia!

Leonildo Rosas

Léo fala na coluna Poronga que a oposição está errando o alvo quando ataca Jorge Viana. Quem não quer se molhar, não sai na chuva. Se ele não é candidato a nada, como não é, está fazendo o que no programa do Angelim? Será que o Angelim não sabe falar por ele mesmo? Precisa de Jorge, Marina, Tião, Lula, Patrus, periquito e papagaio? Jorge Viana agora é um capitalista, diretor de empresas privadas, nem deveria estar aparecendo na TV pra fazer propaganda eleitoral, falando de pobres e pobreza, coisa que ele nem sabe o que seja. Dá-lhe Binho!

Segundo turno

Tem gente que não acredita que vai haver, tem gente que acha que vai ser de primeira. “Crica” se deixarem ir para o segundo turno, não será só uma derrota moral, será uma derrota mesmo!

Muito ruim?

Luiz Carlos, não entendi por que isso possa ser ruim. PF impedir que um candidato use a máquina administrativa pra ganhar eleição. Seja de que partido for. Isso é muito bom! Quem ganha é o processo democrático.

Essa Bolívia!

Como pode um país que não tem marinha, ter um contra-almirante? Ou será que tem uma marinha seca? Coisas de ditadorzinhos sul-americanos.

Menos Crica

Tião Viana deixou a campanha pra ir aos EUA? Só se o Tião Viana estiver em campanha para a presidência do Senado. No Acre ele não é candidato a nada.

Pouca vergonha

Abro a página da candidatura Batista/Jasone a Prefeitura de Tarauacá e qual não é a minha surpresa ao ver no espaço reservado as siglas da coligação os logos do PSBD e do PPS. Político é capaz de tudo. E no interior da página, leio que a coligação foi formada para benefício do povo de Tarauacá. Pergunto aos meus amigos Márcio Bittar e Tião Bocalom: Desde quando seus partidos têm afinidade com comunistas e petistas? União com PT, nem pra benefício seja lá do que for.

Prostituição política

Toinho Alves disse que as coligações políticas no Acre são “amizade colorida”. Concordo, mas está mais com cara de “prostituição” mesmo.

Faça o que eu mando...

Que as pequenas comunidades de “florestania” implantadas na Reserva Chico Mendes não dariam certo, a gente já sabia. Agora, os pequenos produtores “de nada,” que moram por lá, resolveram criar gado dentro da reserva. O assunto foi notícia a nível nacional e envergonha esse povo que inventou esse negócio de “florestania”, que nunca deu certo. Não têm ninguém ganhando dinheiro com isso, só os que inventaram. Os pequenos agricultores que viraram pecuaristas têm que comer e dar de comer a suas famílias, são mais vítimas do que agentes do crime. Possivelmente, terão depois das eleições, suas propriedades bovinas apreendidas e confiscadas. Pergunto: O que se fará com esse gado? No Pará ninguém quis comprar o gado apreendido e leiloado pelo governo. Olha lá se não for parar na fazenda de algum figurão.

Só com ajuda do PMDB

Sem a ajuda do PMB será muito difícil para o Senador Tião Viana ser eleito Presidente do Senado. A influência de Renan Calheiros é muito grande e ele já demonstrou que não quer que Tião seja o novo Presidente, indicando inclusive outros de sua preferência. Apesar de todos os escândalos que envolveram o nome de Calheiros ele ainda continua muito forte dentro do PMDB. Será muito, muito difícil essa parada para Tião Viana.

 

4 comentários:

  1. Caro amigo acreucho... como sempre, comentarios pitorescos! Mas queria perguntar uma coisa... que voce tenha raiva do PT, eu entendo e concordo... mas por que tanta raiva do Senador Tião Viana? Voce não quer mesmo que o cara assuma a presidencia do Senado Federal, fica "batendo" no cara o tempo todo, afinal... o que há? Que voce nao goste do Jorge, irmão do Tião, eu tambem entendo.. mas o Tião? O que foi que ele te fez? Pois isso às vezes dá a impressão de ser algo pessoal... quase que uma rixa! Não estou acusando ninguem de coisa alguma... é só a impressão que passa!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não sei se o amigo acompanhou minha discussão com o assessor do Senador, o jornalista Tião Maia,a respeito da entrega de alguns materiais feitos durante o período eleitoral, que não poderiam ter sido feitos.
    Longe de mim ter nada pessoal com o Senador, que qualquer pessoa sabe é ótima pessoa. Não concordo com as idéias e com os métodos como faz política, só isso, nada pessoal, lhe asseguro. Ele ser presidente do Senado, seria ótimo para o Acre, só que está muito difícil e quem está colocando as dificuldades não sou eu, mas o seus pares. Ele se entrou em contenda com gente "grande" de lá.
    Eu apenas leio as notícias que vejo na net e comento, só isso.

    ResponderExcluir
  3. Você comenta principalmente as noticias que satisfaz seu ego de inimigo voraz do PT.

    Para matar a saudade. Simei

    Alias! Parei de comentar em seu blog, porque me pareceu que éra só eu que "batia-boca" com você.

    ResponderExcluir
  4. Simei, em geral as pessoas que lêem meu as coisas que escrevo certamente concordam com as coisas que exponho, pois, apesar de ter muitos leitores, é muito difícil alguém comentar. um abraço

    ResponderExcluir