quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Lula o maior marqueteiro do país

Solenidade no estaleiro foi uma farsa

Greve em estaleiro no Pernambuco desmistifica marketing de Lula

A greve de três dias dos soldadores e montadores do Estaleiro Atlântico Sul, localizado no Complexo de Suape, em Pernambuco, uma das principais ações do PAC, que deverá construir dez plataformas para exploração de petróleo no litoral brasileiro expôs como é construído o marketing político de Lula.

Graças à greve surgiram coisas do arco da velha, contadas pelo repórter Felipe Lima, do Jornal do Commercio, no Blog de Jamildo.

Segundo o repórter, o “sonho do estaleiro” perdeu parte do brilho.
“Isso porque em meio às discussões salariais, uma série de denúncias foi feita pelos trabalhadores sobre o dia-a-dia na empresa. Desde alimentação de má-qualidade, preconceito, assédio moral, falta de material de proteção adequado, péssimas condições no transporte dos empregados e por ai vai.”

O mais grave é que veio à tona o funcionamento do marketing presidencial.
A greve desmistificou o evento do corte da primeira chapa do estaleiro pelo presidente Lula dias atrás.

Escreve Felipe Lima:
“Segundo os soldadores, ninguém sabe quem é a empregada Mércia Severo do Nascimento. Pois é. Logo ela a responsável por emocionar cerca de quatro mil pessoas durante o corte simbólico da primeira chapa de aço do EAS - inclusive nosso presidente Lula - com um discurso que dizia: “Esse é o meu primeiro emprego. Antes eu era uma dona de casa, agora sou metalúrgica soldadora do Estaleiro Atlântico Sul, que vai construir grandes navios. O presidente Lula sabe o que isso significa. “Sinto-me honrada em fazer parte disso, em saber que cada um desses navios terá um pedacinho de mim”

Outra. O panfleto institucional editado pela Transpetro sobre o EAS traz uma série de depoimentos de empregados que antes de conseguirem uma vaga na empresa, não possuíam quaisquer perspectivas de vida, salvos pela oportunidade oferecida pelo estaleiro. Verdade seja dita. A grande maioria dos trabalhadores encontra-se nessa situação. Porém, esqueceram de mencionar que parte dos que aparecia na publicação tem até ensino superior. Mas afinal, qual o reflexo disso? Segunda-feira eram eles os mais revoltados e inflamados nas denúncias feitas na entrada de Suape, quando o movimento foi deflagrado. "É, soldador com 3º grau é outra história.”

Pois é. A greve dos trabalhadores da EAS desnudou o que tenho repisado em meus comentários neste sítio. Lula é o maior marqueteiro do país.

Do Blog: Quando é que vamos compreender que todo esse governo não passa de uma historinha de faz de conta? Quando Lula não levou a sua claque para o Maracanã, foi vaiado. Em qualquer solenidade sempre há as pessoas colocadas pra animar a festa. É esta a popularidade de Luiz Inácio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário