sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Oposição que não se opõe...

Lendo artigo do Ednei Muniz, no ac24hotas, “Existe Oposição?”, a gente fica até meio irritado com essa “tal oposição” que praticamente não existe no Acre.

Ninguém se opõe a nada. O partido de situação faz o que quer e a oposição que deveria ir pra cima, fica na inércia.

Ednei tem razão quando diz que a oposição: “não sabem o que dizer. Por isso, não dizem nada. Por essa razão é que estamos encerrando a primeira terça parte do processo eleitoral e ainda não se ouviu nada.

Hoje, conversando com alguns amigos, falei da minha preocupação, pois, já se passou um mês desde que o TRE/AC liberou para que se iniciasse a campanha eleitoral, e até agora, nada aconteceu.

A “oposição” está inerte esperando, a gente não sabe o que. O PT que não é bobo está só na espera, pra ver o que a oposição vai fazer. Como ela não faz nada ele fica quieto. A situação tem muito dinheiro pra gastar e pode rechaçar qualquer reação da oposição quando ela acontecer.

Parece namoro de antigamente, quando os jovens ficavam se olhando, e quase nada acontecia.

Conversando pelos bairros de Rio Branco, a gente pode ver que também o povo está estranhando essa “campanha”. Não tem ninguém na rua, não tem bandeira, nem carro de som, nem gente colocando cartaz, não tem ninguém pedindo voto, na realidade não tem nada. Em outras campanhas, numa época destas já haviam acontecido diversos embates e até combates entre os militantes das duas forças oponentes.

Isso pode ter diversas razões.

Razões da oposição: O pessoal da “oposição” pode não estar acreditando na própria candidatura, nenhuma das duas e não quer gastar pra fazer campanha. Podem estar tão confiantes na vitória que também não achem que valha à pena gastar (essa é uma idéia estapafúrdia). Pode não ser nada disso e ser apenas uma candidatura de “faz de conta”, só pra marcar posição.

Razões da Situação: Não faz nada porque está esperando pra ver o que a “oposição” vai fazer, tem muito dinheiro, mas não quer gastar agora. Estão tão confiantes na vitória, alguns pensam que será uma barbada, que levam logo no primeiro turno, como disse o Astério Moreira, que não ache que valha à pena gastar com isso. Não tem certeza da vitória, mas sabe que pode ganhar “na marra”.

As suposições são tantas que a gente fica meio tonto.

Conversando com umas pessoas em um bairro da cidade, um senhor já de idade me disse: O Petecão vai perder essa eleição por inércia, por não estar fazendo nada pra tentar ganhar. Confesso que fiquei preocupado com essa declaração.

A verdade é que a campanha está “catatônica”. Os marqueteiros, dos dois lados, esperam ganhar a confiança do povo, quando começarem as propagandas eleitorais na TV, só que o povo não gosta disso, pelo menos aqui no Acre, o povo gosta de movimento. Carreata, bandeiraço, comício, santinho, adesivo, caminhada, poder conversar com o candidato, tocar nele.

“Todos” os candidatos estão perdendo a simpatia do povo, porque não fizeram nada até agora.

Vou cantar uma pedra: Se a oposição não se mexer, vai deixar de barbada pro Angelim e sua turma.

Vou cantar outra pedra: Ser a oposição resolver se mexer como sabe, não vai ser moleza pro Angelim e sua turma... Como não foi em 2000

2 comentários:

  1. Meu caro Jorge
    Não seja ingenuo. Em 2000 o MDA tinha a sustentação da Prefeitura do Mauri Sérgio.
    Hoje a oposição não tem um pau prá dar num gato.
    Botar campanha na rua custa dinheiro.
    E quem tem é quem tá no governo

    ResponderExcluir
  2. Minha ingenuidade é só pra provocar alguma reação...

    ResponderExcluir