segunda-feira, 13 de junho de 2011

Opressão!

Estão comentando que o Deputado Federal Márcio Bittar, o mais votado do Acre nas eleições 2010, estaria sentido-se oprimido dentro do PSDB, onde ele esperava fosse "eleito" a estrela maior do partido, apoiado em sua excelente votação, que nem ele mesmo esperava ter.

Na verdade, Márcio Bittar não conseguiu encontrar "seu lugar" dentro do partido, já havia por lá lideranças que ofuscaram o seu brilho. Dentro deste quadro, ele estaria cogitando a possibilidade, já real, de "voltar" ao PPS, onde se sente mais à vontade. Ele só se sente "mais à vontade" em reuniões com o pessoal da Frente Popular, este assunto rolou na Net e pegou muito mal para o deputado.

O que faz com que a luz de Márcio Bittar não resplandeça como ele gostaria, são coisas como o pessoal da FPA dizer durante na campanha do ano passado "que ele era oposição confiável", almoços com líderes de situação do Acre e conversinhas de pé de ouvido com adversários políticos.

Márcio Bittar nunca teve a total confiança do pessoal da oposição acreana, essa é a verdade, os grandes líderes de oposição (se ainda existirem) no Acre, sempre tiveram "um pé atrás" com ele. Durante as eleições do ano passado já se comentava o assunto: "Na avaliação de uma das mais importantes figuras da oposição ou Márcio Bittar mostra cara de oposição, deixa a “simbiose enrustida” com dirigentes do PT ou será vetado para a PMRB." Do Blog do Crica


Na realidade, ele não conseguiu a simpatia das lideranças oposicionistas no Acre, para ser o "candidato de consenso" para a prefeitura da capital. Não conseguiu hegemonia dentro do partido pelo qual ganhou para a Câmara Federal e cativou antipatias políticas. As pessoas que trabalharam pela sua candidatura foram alijadas do processo, com raras exceções, e ele tenta impor-se somente pelo número de votos que teve.

Se ele se mudar mesmo para o PPS, certamente vai encontrar obstáculos, pois, o PSDB, partido pelo qual se elegeu, não vai deixar barato, segundo opinião de dirigentes do partido, o mandato dele "pertence ao partido" e vai haver luta. É bem possível que Márcio tenha que resignar-se a continuar dentro do PSDB até que se abra uma das famosas "janelas" que lhe permita trocar de partido "sem perder o mandato". Será constrangedor manter-se dentro de um partido e viver às turras com os colegas partidários, para as eleições 2012 ele certamente "não fará nenhum esforço" pelo candidato indicado pelo partido. Se for mesmo para o PPS, assumindo todos os riscos, certamente será candidato à PMRB, vamos ver a quem ele apoiará num possível segundo turno.

Na opinião abalizada de Luiz Carlos Moreira Jorge, do Blog do Crica, "Bittar tem duas opções: ou vai para a FPA ou trilha sem curvas os caminhos da oposição. Assim é o jogo político, onde não cabe a dubiedade, e assim será para todo o sempre". Opinião compartilhada por grande parte das lideranças políticas do Acre, por jornalistas e blogueiros. Fora da política por muito tempo, Márcio precisa rever muitos de seus conceitos.

Aglutinar forças é o grande segredo para se fortalecer politicamente.

6 comentários:

  1. Acreucho,
    Não há espaço confortável para quem não conhece ou não entende seu próprio tamanho.

    ResponderExcluir
  2. Em 2012 para Prefeito de Rio Branco Raimundo Nonato PHS 31. Quem viver verá!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito feliz á opinião do senhor Valterlucio. pois ele com uma frase resume qual e à importância do Márcio Bittar, para a politica atual. E o eleitor já entendeu que precisa dár um novo rumo na politica Acreana. Só que o deputado Márcio Bittar, um dos mais importante politico da oposição parece que é cego.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade essa é a vez do Bocalon, Ë o único que realmente é oposição nesse estado, na ultima eleição mostrou sua força. prefeito deve ser o Bocalon mesmo. O Márcio Bittar ninguém sabe na realidade de qual lado ele está (situacão ou oposição), ou quem sabe é do lado da conveniência.

    ResponderExcluir
  5. Estive acompanhando a passeata de hoje, pensei que seria maior, mas a maioria dos servidores são acomodados e tem medo de serem repreendidos por seus secretários. O que estão querendo dar para os servidores não repõem as perdas com a inflação do período já passado, muito menos parcelado. Conforme eu li no Blog do Josias de Souza, O STF iniciou nesta quinta (9) o julgamento de uma ação que pode resultar na garantia de reajustes anuais para servidores federais, estaduais e municipais.

    Relator do processo, o ministro Marco Aurélio Mello reconheceu o direito do funcionalismo à reposição das perdas impostas pela inflação.

    Disse que a correção monetária anual dos contracheques dos servidores públicos está prevista no inciso 10o do artigo 37 da Constituição.

    A despeito disso, realçou o ministro, estabeleceu-se um “círculo vicioso” nas esferas “federal, estadual e municipal”.

    No dizer do ministro, os governantes mantêm “os olhos fechados” para o texto constitucional, descumprindo-o.

    A ação é movida por servidores públicos de São Paulo. Está submetida, porém, ao princípio da “repercussão geral”.

    Significa dizer que a decisão do Supremo valerá para todos os servidores do país, inclusive os do Poder Judiciário. Coisa de 10 milhões de pessoas.

    O julgamento não foi concluído porque a ministra Cármen Lucia, primeira a se pronunciar depois da leitura do voto do relator, pediu vista dos autos.

    Os servidores de São Paulo, Estado governado pelo PSDB há 16 anos, reivindicam no STF uma indenização pelos reajustes que não receberam nos últimos anos. Quem quiser ler mais sobre o assunto é só acessar o Blog do Josias de Souza.

    ResponderExcluir