terça-feira, 16 de novembro de 2010

Feriados

Ontem foi feriado!

Feriamos mesmo porque?

15 de novembro
Foi o dia da Proclamação da República! Se o Marechal Deodoro da Fonseca, que foi o primeiro golpista da República, embora o golpe tenha sido dado "sem violência", soubesse a balbúrdia política que se tornaria este país, acho que ele não teria "dado o golpe". Em outros tempos lembro-me que havia comemorações neste dia, mas, acho que os dignos "democratas" brasileiros da atualidade, não querem comemorar o que foi "mais um golpe militar no Brasil", na realidade o primeiro.

17 de novembro
Depois de amanhã, é 17 de novembro, o dia em que o Acre passou a ser brasileiro, o dia em que o Barão do Rio Branco assinou o Tratado de Petrópolis que resgatava definitivamente o Acre para o Brasil. Mas, poucas pessoas sabem disso e pouco se comemora por aqui. Acho que deveria haver grandes festas, mas, tem gente que não acha.

19 de novembro
Sexta-feira é dia 19, "Dia da Consciência Negra". Ninguém neste Brasil tem mais direito de ter um dia próprio do que os "negros", por tudo que sofreram e por tudo que colaboraram para o desenvolvimento deste país. Pela diversidade cultural que disseminaram com suas tradições vindas da mãe África!

2 comentários:

  1. Um aluno meu certa vez perguntou se Tratado de Petrópolis tinha algo a ver com o de Versailles e o de Tordesilhas, pode? Eu rio alto pra não pirar, vai ficar pior com o atual incentivo que se dá a educação e que com certeza continuará (ou seja, zero) estaremos ouvindo mais e mais essas coisas brilhantes...

    ResponderExcluir
  2. Um aluno meu certa vez perguntou se Tratado de Petrópolis tinha algo a ver com o de Versailles e o de Tordesilhas, pode? Eu rio alto pra não pirar, vai ficar pior com o atual incentivo que se dá a educação e que com certeza continuará (ou seja, zero) estaremos ouvindo mais e mais essas coisas brilhantes...

    ResponderExcluir