quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As pessoas votam pelo "hoje"!

Vou discordar do Deputado Moisés Diniz quando ele coloca o título de seu post: "A versão dos perdedores". Ao invés de dar a sua "versão dos ganhadores", ele cita um artigo no Prosa e Política. Ao contrário do que pensa e fala o meu caro Moisés, os da oposição, no Acre, "não são perdedores", muito pelo contrário considero a oposição, pelo menos no Acre, uma vencedora. Deram uma pisa na Dilma e, por muito pouco, não conquistaram o governo do estado.

Não concordo com a opinião de que o que interessa é vencer. A Frente Popular do Acre teve uma vitória com gosto de derrota, não tiveram muito o que comemorar, e já é a segunda vez que isso acontece. Os da oposição não são perdedores, são "quase" vencedores!

Dilma Rousseff não ganhou a eleição porque pobres ou ricos, letrados ou analfabetos votaram nela, ganhou a eleição porque "quem pode mais, chora menos". Ela tinha tudo na mão, como não venceria? Tinha o governo, tinha Lula, (que não conseguiu transferir seus 83% de popularidade para ela como queria), tinha a máquina administrativa federal, estadual e municipal a disposição, tinha 40 mil cargos comissionados espalhados pelo Brasil, que é o staf nomeado por Lula.

Além de tudo isso, os institutos de pesquisas davam à toda hora sua vitória como certa, embora tenham errado na alíquota, e isso pode ter influenciado decisivamente a opinião pública, que não gosta de votar em quem, segundo o imaginário popular, "vai perder". O Bolsa Família ajudou Dilma a vencer as eleições? E como! Ajudou muito. Ela também teve votos em áreas segundo a lógica, "tucanas", é nestas áreas que o Bolsa Família ajudou, porque mesmo nos estados do Sul e Sudeste, há pessoas que recebem o benefício. Essas pessoas votaram em Dilma com receio de perder. Se não houvessem os programas sociais do Governo Lula, Dilma não teria ganhado. A bem da verdade o que influenciou mesmo a vitória de Dilma foram os milhares de candidatos espalhados pelo Brasil, que "pediam" (por pediam leia-se...) votos para ela à seus eleitores. Na realidade a diferença de votos entre ela e Serra foi pequena se medidas as forças da contenda.

Agora, qualquer pessoa medianamente inteligente pode ver que realmente, conforme disse em seu artigo, no Prosa e Política, Adriana Vandoni, "no Brasil o voto é fisiológico", as pessoas votam pelo hoje, não pensam muito no amanhã, não pensam que o político que lhes compra o voto, não tem compromisso com elas, só têm compromisso consigo mesmo. Por isso escrevi neste Blog o artigo: O brasileiro votou com o que? Seja rico ou pobre, analfabeto ou letrado o brasileiro votou com a barriga (por interesse), queira o Moisés Diniz ou não!

No Acre este conceito está mudando! Graças a Deus!

4 comentários:

  1. O Estado do Acre TUCANOU GERAL, como FPA explica 70% pro Serra, registrado como o MAIOR PERCENTUAL de votos favoráveis ao PSDB num estado Federativo dentro do Brasil? Dilma só ganhou PQ ela é o satanás da casa civil e dia 31 de Outubro era o dia dela, ou seja dia das BRUXAS, HA HA HA... Chupem essa manga... Aprendam a fazer leitura do jogo político, petralhas! Olha aí Jorge Viana na página de Investigação Policial da Veja, olha a queda com choro da amiga-juíza Arnete, olha o Nakamura suando frio e disparando ameaças de que 'não vai cair sozinho'... como o PT tem a audácia de dizer que o Acre ainda vive crédulo das mentiras que eles soltam? ha ha ha ha... O IMPERIO DO MAL começou a ruir, quero estar lá quando ele desabar por completo, o POVO DÁ O PODER, MAS O POVO TIRA... ESCONDIDINHO NAS URNAS!!!! UA-HA-HAHA-AHA!!!!

    ResponderExcluir
  2. TARAUACAENSE Solta a Voz4 de novembro de 2010 às 17:35

    MOISÉS FOI MUITO INFELIZ EM SEU TEXTO, COMO TAMBÉM TEM SIDO ARROGANTE E INADEQUADO EM SUA POSTURA COMO DEPUTADO ESTADUAL, SERÁ QUE ELE NÃO ENTENDEU QUE ESTÁ NA ALEAC P/ DEFENDER OS INTERESSES DO POVO ACREANO E NÃO DE PARTIDÁRIOS E COLIGADOS? QUE COISA FEIA, SR. DINIZ! AQUI EM TARAUACÁ ESTAMOS COMEÇANDO A FICAR CHATEADOS COM ESSA PUXAÇÃO DE SACO COM OS VIANA, FALA SÉRIO, MOISÉS, VC NÃO PRECISA DESCER TÃO BAIXO, FIQUE NA SUA, LUTE POR MELHORIAS P/ O ESTADO COMO UM TODO, FOI PRA ISSO QUE VC FOI ELEITO, DEIXE A DEFESA DO PT E SEUS SEGUIDORES P/ OS ADVOGADOS QUE ELES PAGAM A PREÇO DE OURO E COM NOSSOS IMPOSTOS, OK?

    ResponderExcluir
  3. Amo o Bocalom, amo o Serra! Esse ano foi o ano da virada política nos votos de muita gente que conheço, daqui pra frente, ganhando ou perdendo, só 45, só PSDB que é o único que pode dar um pé na bunda do PT e colocar essa gente no devido lugar!! Queria ver se o resultado a favor do Serra no Acre (70%) tivesse se repetido em todo o Brasil, se Moisés ou qualquer outro iam tá falando tolice... Sinceramente, sou mulher, mas não acho que Dilma fará qualquer coisa que seja pelo Acre, acho ela estranha e agressiva, tb não gosto do Tião Viana e acho que daqui pra frente ele vai se enrrascar cada vez mais junto do irmãozão Jorge, são muitas provas de uso de dinheiro público nesse pleito e agora já chegou na imprensa do sudeste (ôba, agora talvez dê em algumaa coisa!)... Aguardo ansiosa os próximos capítulos...

    ResponderExcluir
  4. O Lula ficou "P" da vida porque não conseguiu transferir seus 83% de popularidade para Dilma, que ele pensava que podia. O reinado do PT no Brasil está começando a ruir.

    ResponderExcluir