quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coisas de campanha!

Sem dúvida alguma nesta campanha eleitoral, há algumas coisas que devemos destacar e que ficarão na história do Acre.

O carro melhor envelopado, com arte final esmerada e de muito bom gosto foi sem dúvida o da candidata Íris Tavares.

O carro mais chamativo, também com uma arte final muito boa foi o de Rodrigo Pinto, pena que ele teve que tirar um pouco do "envelope", pois, estava fora do tamanho permitido pelo TRE.

Sem dúvida alguma, os carros de som que tiveram melhor desempenho, pela clareza do som foram os do candidato Luiz Calixto. A cidade estava cheia de carros de som, mas, em muitos deles voce nem conseguia saber o que estava sendo divulgado.

Duas músicas de campanha mais chamaram a atenção do público e principalmente das crianças que já as sabiam "decor", a de Petecão e de Luiz Calixto, simples, mas, capaz de passar a mensagem para o público. Deram show!

A produtora da Frente Popular teve até um bom desempenho, mas, tentar fazer um clone daquele programa da Rede Globo, da Copa do Mundo, "Central da Copa", demonstrou falta de criatividade.

A produtora da Liberdade e Produzir para Empregar pecou pelas imagens de péssima qualidade, pelos dizeres no "marquee" com erros de portugues, nomes de pessoas com letras minúsculas e pequenos demais, nem sempre o que o candidato dizia era o que passava no letreiro.

As propagandas mais ligth foram as de Flaviano Melo e Márcio Bittar, claras, limpas, fáceis de entender, sem acusar ninguém de nada, o que ganhou a simpatia do eleitor. Ambos usaram o esquema de não provocar seus concorrentes, para não entrarem em debates inúteis.

Três candidatos destacaram-se pela ostentação na campanha, tinham estrutura de campanha de candidatos majoritários, foram Léo do PT, Ney Amorim e Gladson Cameli,  o último inclusive era o único que tinha um trio elétrico.

O candidato com campanha mais maciça foi sem dúvida o Pereira, Secretário da Prefeitura de Rio Branco.

O candidato "menos convincente" no seu contato com os eleitores, que ficava inibido diante das câmeras e não conseguiu emplacar seu esquema de campanha, foi o Presidente da ALEAC Edvaldo Magalhães, candidato ao Senado.

O candidato que mais "amou" durante a campanha foi Jorge Viana! Não é fácil ser a única pessoa que ama o Acre e tem que demonstrar esse amor para mais 700 mil pessoas.

O que mais se cansou durante a campanha também foi Jorge Viana. Carregou uma mochila o tempo inteiro!

O tema mais ridículo da campanha foi sem dúvida a "briga" entre Perpétua Almeida e Sérgio Petecão. Ela era candidata a Deputada Federal e estava brigando com o candidato ao Senado. Nada a ver! Perpétua inclusive só saiu à rua na última semana de campanha.

O apresentador de programa eleitoral "mais triste" de toda a campanha foi sem dúvida o da Frente Popular, Ivan de Castella que choramingou a campanha toda. Houve programas que tive vontade de chorar com ele.

O mais sonso sem dúvida foi Tião Viana, que falava nos programas na TV como se estivesse falando com crianças.

O mais carrancudo ninguém pode negar era Tião Bocalom, sempre sisudo e com cara de poucos amigos como se a eleição fosse uma guerra e não uma disputa.

O mais sortudo nesta campanha, com a "vitória" de Tião Viana, é sem dúvida, o suplente de Senador Aníbal Diniz, vai surfar quatro aninhos nas ondas do poder, sem nunca ter precisado pedir um voto sequer. Melhor que MegaSena.

O candidato que mais conquistou o eleitor foi sem dúvida, Sérgio Petecão, não é atoa que ele é 100% popular!

Sem dúvida a proposta de administração mais ridícula e inexequível é de Tião Viana. Calçar "todas as ruas, de todos os municípios de todo o estado do Acre com tijolos". Imaginem se o PT não consegue "nem limpar" todas as ruas das cidades, como fará pra limpar e entijolar? As olarias não dão conta de produzir tijolos para a construção civil, mas, a gente sempre pode "trocar" com a China os tijolos necessários, pelos bambus que eles necessitam.

A maior doideira dessa campanha foi um cidadão lá no Jardim Primavera que queria acabar com um comício "na bala", só não o fez porque seus colegas PMs chegaram e acalmaram o sujeito.

A maior manifestação pública de apoio, foi sem dúvida o comício de encerramento da campanha de Márcio Bittar, cerca de 4 mil pessoas compareceram nas 5 bocas do João Eduardo.

Por falar nisso o pior fiasco foi o comicio de encerramento da Frente Popular, diz quem foi que se tivesse umas 800 pessoas era muito e assim mesmo era só cabo eleitoral e cargo comissionado, aqueles que seguram as bandeiras com cara feia.

A maior mancada foi do João Correia que se expressou assim: ...aqui, neste comiciozinho, pequenininho... e consertou, ... mas tão gostoso.

Rui Birico era sem dúvida o apresentador mais empolgado, chegou a arrolar o Deputado Luiz Calixto entre os ... da Frente Popular, num arroubo de eloquência.

O candidato mais animado era Sérgio Petecão, onde chegava a festa era certa e ele ia para o meio do público, dançar. A gente tinha que ficar chamando ele pra falar.

O maior fenômeno eleitoral deste pleito foi, claro, Márcio Bittar, que teve proporcionalmente a maior votação da História do Brasil, maior que a de Tiririca e de Enéas.

Um comentário:

  1. E o apresentador mais gato era o TIAGO que apresentava o programa do PSDB!!! Era muita belezura e a voz então nem se fala...

    ResponderExcluir