quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E agora José?

Bem, o PT venceu mais uma no Acre! Apertado, mas, venceu. Já recebeu seu aviso prévio de que está pra ser despedido do poder nas próximas eleições. Acho inclusive que não adianta tentar consertar nada, cristal depois que quebra, ninguém conserta.

E a oposição? Vai fazer política ou vai politicar internamente e entregar de bandeija o que suou pra conseguir?

O panorama político é o seguinte:

Tião Bocalom quase ganhou as eleições para o governo, a diferença foi ínfima, sem expressão. Em Rio Branco Tião Bocalom ganhou as eleições com uma margem de mais ou menos 5% o que lhe dá cacife pra ser o próximo candidato a prefeitura, com grande chance de vitória, pois, o povo não aguenta mais o PT e Cia.

Márcio Bittar, com a estrondosa votação que teve, deixando no chinelo todos os candidatos da Frente Popular, também tem cacife para ser o candidato da oposição à prefeitura no próximo pleito. Ele não esconde de ninguém o seu desejo de um dia ser o prefeito de Rio Branco.

A situação é totalmente favorável para a oposição, tem dois candidatos com condições de ser o próximo prefeito da capital. O que a oposição não pode fazer é "brigar" para tomar esta decisão. É preciso que seja feito um plano de gerenciamento da boa situação em que se encontra a oposição.

Dentro da Frente Popular, haverá contendas para decidir quem será o próximo candidato a prefeito de Rio Branco. Tenho lá as minhas dúvidas se Jorge Viana ainda terá a moral que teve até que "quase perdeu" pra Petecão, se ele ainda vai continuar mandando e desmandando.

O atual prefeito, Raimundo Angelim, certamente vai querer eleger o cunhado, o recém eleito Deputado Pereira para o cargo, os verdes pelo apoio que deram à Frente Popular na eleição de Tião Viana, vão querer trazer a Marina Silva pra competir, Edvaldo Magalhães também vai querer meter a colher dele, num último suspiro para não perder a prefeitura, até Binho Marques será tirado do ostracismo para tentar concorrer ao cargo. Por fora, vão correr Fernando Melo, Perpétua Almeida e outras figuras do cenário Frentista do Acre. Deixa eles brigarem!

Na oposição, duas figuras serão centrais nesta disputa, Tião Bocalom e Márcio Bittar. O que fazer? Quem deve ser o candidato? Deve haver disputa pelo cargo ou consenso, dentro de um planejamento para a retomada do poder no Acre? Se houver disputa pela posição, o derrotado "quase nunca apoia quem o venceu", mesmo que diga que vai. São perguntas que só os caciques da oposição poderão responder.

Todavia, posso dar minha opinião.

É simples. Tião Bocalom para a Prefeirura de Rio Branco, ele teve mais votos que Tião Viana em Rio Branco para o governo, portanto, tem ótimas chances. Márcio Bittar apoiando a candidatura de Tião, e cumprindo seu mandato de Deputado Federal mais votado, fazendo a base para a candidatura ao governo do estado em 2014. Obviamente com o compromisso de que Tião Bocalom também cumpra seu mandato de prefeito. Nenhum dos dois candidatos pode decepcionar seus eleitores, Márcio Bittar deve honrar seu mandato de deputado federal e Tião Bocalom a expressiva votação que teve e que quase o levou ao governo do estado.

A oposição perdeu a Prefeitura de Rio Branco em 2004, por um erro de estratégia. Flaviano Melo conseguiu a confiança do povo, mas, ano e meio depois, quis alçar vôos mais altos e atirou-se numa campanha contra Jorge Viana em 2002, da qual saiu derrotado, levando por água abaixo os planos da oposição. Se ele tivesse cumprido seu mandato, teria sido reeleito e poderia fazer seu sucessor e o Acre não estaria na situação política em que se encontra, manietado, nas mãos de um único partido político, com tendências totalitárias, no poder.

Chá de camomila e conselho toma quem quer! A oposição no Acre tem tudo para uma volta ao poder triunfante, pela vontade do povo, que não aguenta mais a escravidão política em que vive, a opressão e os desmandos. Basta aos oposicionistas que o poder não lhes cegue, não lhes turve o raciocínio e que seja desenvolvido um plano político, sob pena de novas derrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário