segunda-feira, 19 de julho de 2010

Nem do povo, nem para o povo!

Vai começar a festa à fantasia de todos os anos!

Vem aí a ExpoAcre 2010!

Época do ano que todo mundo se acha peão ou peona e, as ruas e bares se enchem de gente usando botas, camisas quadriculadas, lenços, cinturões largos, fivelas grandes, esporas e chapéus. Mauricinhos e patricinhas são içados para cima de cavalos e desfilam dando as boas vindas ao evento e sujando a Via Chico Mendes.

Vejam que absurdo. A "Via Chico Mendes", o maior defensor da floresta, sendo imundiciada pelo "cocô" dos cavalos dos agropecuaristas que devastam a floresta!

Evento este que segundo o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer "é o maior evento cultural do Acre". Acho que Chico Mendes deve estar se virando na sepultura, o governo que se diz "da floresta", "da florestania" e outras besteiras, faz a maior festa para os criadores de gado que devastaram e devastam o Acre.

Os verdadeiros peões, aqueles que trabalham nas fazendas e garantem a boa vida de seus patrões, durante o evento, ficam nos barzinhos mais simples, nas cocheiras e enchendo a cara de cachaça no escurinho das estrebarias, pouco participam da festa que deveria ser para eles, que são os que trabalham.

Os prêmios das vaquejadas em geral são ganhos por peões de fora, que vem aqui e levam nosso rico dinheirinho, apresentadores de rodeio são contratados à peso de ouro e artistas são pagos com o dinheiro do povo que, "não tem dinheiro para pagar o ingresso nos shows". O povão tem que se contentar em ficar caminhando pelo parque, dando uma espiadinha nos ricos, comendo e bebendo nos bares, que diga-se de passagem, assaltam os frequentadores, cobrando preços exorbitantes pela comida e bebida.

Como sempre, o governo do estado, que não é bobo, vai garantir o faturamento dos empresários que estarão na exposição, o pagamento começa justamente e, "por coincidência" no mesmo dia da abertura da ExpoAcre 2010. Os empresários que não participam da exposição, que se danem, este mês, ninguém paga carnê, fica tudo na ExpoAcre.

Definitivamente, não é uma festa do povo, nem para o povo. É uma festa para a elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário