quarta-feira, 12 de maio de 2010

Isto é uma vergonha!

Ontem e também antes de ontem, em visita à UPA do 2º Distrito, por causa de uma crise de hipertensão, fui surpreendido e, acho que também as pessoas que lá estavam, por um fato que considero inusitado, acho que ilegal, imoral e talvez inconstitucional, o que não posso afirmar, pois, jurista não sou.

Na segunda-feira, de repente, enquanto esperávamos no saguão, adentraram ao ambiente dois policiais militares conduzindo dois detentos, ligados por algemas. Eles logo foram encaminhados ao local de atendimento, ficaram esperando, acompanhados dos policiais e de uma enfermeira. Eles estavam seminus, apenas de camisetas, calções e chinelas havaianas. Notava-se que estavam com frio.  Esperaram, foram atendidos e foram embora.

Na terça-feira, enquanto eu tomava medicação na sala de emergência, entraram dois policiais, conduzindo três detentos, um deles de calças e uma jaqueta, outro de bermuda e uma camiseta e o outro com uma espécie de calção e camiseta, todo sujo. Um deles estava visivelmente passando mal, com certeza com dengue, outro se queixava de fortes dores pelo corpo e apresentava sinais de gripe, o terceiro, o que estava todo sujo e, inclusive descalço, alegou sentir dores no braço e nas pernas, pelo que pude entender fruto de uma possível briga.

Apesar de tudo que fizeram, de terem faltado com a sociedade, de terem praticado crimes, os detentos "são seres humanos"! Não acho que deveriam ser expostos assim degradados, humilhados, envergonhados e algemados perante o público. Menos ainda, o cidadão, deveria ser exposto ao convívio e ao risco (de uma possível tentativa de fuga) com os apenados.

Creio que um governo que gasta o dinheiro público com coisas absolutamente desnecessárias, como: viagens aos EUA, China, Costa Rica, Peru e outras, festas carnavalescas, exposição agropecuária e outras besteiras do gênero, um governo que constroi um estádio de futebol, onde não há time de futebol que o justifique, pontes que caem, pontes que somente quem tem carro usufrui, deva ter em caixa, com certeza, fundos para que haja, no próprio presídio uma assistência médica para os apenados.

Considero uma vergonha, o governo que quer ser o "espelho" de muitas coisas "para o mundo", não conseguir "enxergar" a ponta do próprio nariz. Acho que isso não acontece em mais nenhum lugar do mundo. Um apenado ser retirado de dentro de um presídio para ser atendido no Sistema Público de Saúde.

Com a palavra os senhores deputados, o MPE e à quem de direito. Isto é uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário