segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ilegal, imoral e anti-democrático!



Existe um grupo de pessoas que chegou atrasado e foi impedido de entrar para realizar as provas do vestibular. Gente, regras são regras e são para serem cumpridas, quem não cumpriu, perdeu.

Acho que as pessoas devem ter "responsabilidade". Meu rapaz fez o vestibular e nós acordamos às 6 da manhã, pra poder chegar "antes" das oito na UFAC. Ele inclusive estava preocupado porque sabia que "o edital dizia que os candidatos deveriam chegar pelo menos 1 hora antes do horário do início das provas". Para evitar qualquer tipo de atropelo ou problema, saímos de casa às 7:30h e chegamos na UFAC às 7:55. Pronto, ninguém nos barrou e a prova foi realizada com toda tranquilidade.

Já que estamos num país "democrático", onde a vontade da maioria é que vale, acho que uma prova onde seriam testados 16 mil candidatos, não há como "cancelar" por causa de uns poucos que não tiveram a responsabilidade necessária que a ocasião exigia. Se eles se sentem lesados, também me sentirei lesado, como pai, pois, meu filho estudou muito, levantou cedo e agora, terá que fazer tudo novamente. Isso é anti-democrático e anti-ético, além de indecente e imoral.

Se meu filho, por qualquer motivo tivesse chegado atrasado e tivesse sido barrado, eu simplesmente me conformaria com a situação, atraso é atraso e pronto.

Choveu, o ônibus atrasou, o carro quebrou, a moto não quis pegar, e daí? Quem vai fazer o vestibular tem que estar preparado para imprevistos e inclusive prever que algo possa acontecer.

Chegar atrasado para as provas, apenas demonstrou o despreparo do candidato, seja por qual motivo for.

2 comentários:

  1. Acreucho, já fiz o vestibular da UFAC por duas vezes, nas duas fui aprovado porque, além de ter estudado para isso, me precavi de situações embaraçosas como essas que você citou. Se a prova aconteceria às 9 da manha e havia um horário previsto para abertura e fechamento dos portões dos locais onde seriam realizadas as provas, que se respeitasse esse tempo! Sendo mais claro, os atrasados deveriam ter ido pra cama mais cedo, procurado um meio de transporte eficiente mais cedo e, mesmo com chuva, tentado de alguma forma (e elas existem) se proteger e chegar pontualmente. Não se prepara para fazer uma importante avaliação como essa no dia em que ela acontece. Embora imprevistos aconteçam, todas as situações citadas pelos que se julgam prejudicados, seriam facilmente evitadas tomando atitudes simples como as que citei e que se resume numa única palavra: organização. É fácil responsabilizar as instituições quando a culpa não é delas. Difícil é aceitar e/ou admitir o erro.

    ResponderExcluir
  2. Vitor Meu cunhado disse que uma das estudantes que estavam reclamando na TV, estava no 14 Bis lá pelas três da manhã de sábado, então, não há mais o que reclamar...
    Como foi a viagem? Tudo certo?

    ResponderExcluir