terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem tem que ter "direitos" é o cidadão e não os marginais

Deputado Luiz Calixto, encaminhou requerimento para imediata sabatina da Secretária de Segurança, Márcia Regina pela Assembléia Legislativa, governo faz lobby para que ela não venha ou melhor, venha quando bem entender.

Deputado Moisés Diniz, líder do governo, diz que: "problema não deve ser discutido no momento de comoção". Se for assim, caro Moisés, não será nunca, pois, a violência é crescente"!

Ora Deputado Moisés Diniz, um problema tem que ser resolvido, "quando ele aparece", na hora, sem vacilações, com pressões ou não. Deixar as coisas esfriarem pra depois trazer a Secretária não resolverá o problema, inclusive, nem a vinda dela "agora", vai resolver coisa nenhuma. O que resolveria seria a demissão dela. Ela deveria pegar o boné e reconhecer que "não conseguiu fazer o esperado". O que falta à Secretaria de Segurança é competência e ação. Chega de simpósios, reuniões, comissões, congressos e outras bobagens que o PT gosta de fazer.

Não adianta criar "banco de horas" os policiais continuarão a fazer "bico"; não adianta aumentar o salário deles ao nível do salário do governador; nosso povo é consumista e "gosta" de dinheiro.

O que é necessário é mais ação, mais policiais nas ruas, mas energia policial, menos medo do policial em combater o crime, mais ação do judiciário e menos conversa mole. Um policial dá um tapa num marginal, logo aparece alguém dos "direitos humanos" pra defender o bandido. Porque não aparece pra defender o cidadão? Não vamos criar "esquadrões da morte", mas, o policial tem que poder "ser duro", enérgico, no cumprimento do seu dever, senão vira piada de bandido.

Hoje, num jornal, tinha uma juiza dizendo que "não temos prisão perpétua"; o preso tem "direito" aos benefícios da Lei. Ora, vamos mudar as Leis. Vamos criar "prisão perpétua". É muita ingenuidade da magistrado e de quem quer que seja, acreditar que traficantes, latrocidas, estupradores, assaltantes e afins, "tenham recuperação" e, possam conviver com a sociedade. Dados comprovam que apenas 1% dos pesos consegue "regenerar-se". Esse negócio de "progressão de pena" é algo que tem que ser banido da nossa Lei é isso que facilita o crime. Saídas para Natal, Ano Novo, Dia das Mães e outras bobagens também são a causa do aumento da criminalidade. Algum tempo atrás, soltaram aqui em Rio Branco, um preso para "ver sua mãe"... Ela já tinha morrido há muitos anos... Ora, façam-me o favor! Os magistrados e deputados, o governador e secretários estaduais, deveriam "empregar em suas casas" ex-detentos em regime semi-aberto, aí eu queria ver o "pau quebrar".

Quem tem que ter direitos é o cidadão e não os marginais. A OAB se mete em tanta coisa, porque não acaba com esse monte de advogados "chave de cadeia" que ficam esperando a polícia prender algum marginal, pra tirar o meliante da prisão?

O cidadão comum está acuado, amedrontado, prisioneiro dentro de sua própria casa. A marginalidade não tem medo de nada. Assaltam delegacias, empresas, casas particulares, casas de deputados, casas de secretários de estado, casas de policiais, sequestram, mutilam, roubam, traficam, corrompem e a Secretária de Segurança está passiva, fazendo reuniões e simpósios.

O problema da segurança pública no Acre está um verdadeiro caos. A polícia e a população estão à mercê da bandidagem, mesmo com as ações que foram postas à partir de 7 de setembro, nada aconteceu, as coisas continuam acontecendo do mesmo jeito. Os bandidos e traficantes não têm medo da polícia, nem da Lei, debocham delas e fazem o que querem.

Alguém há de dizer que a violência está assim em todo o Brasil. Digo: - "não temos nada a ver com os outros estados". Somos um pequeno estado da União, como se costuma dizer: "por aqui todo mundo é primo". Nossa "violência" deveria ser proporcional ao tamanho do estado e da população, mas, é mais parecida com a do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O maior causador da violência é o tráfico e consumo de drogas, o desemprego e a falta de cultura somam mais violência ainda. Fazemos divisa com os dois maiores produtores de drogas mundiais e o "maior orgulho de nosso governo" é a "ligação via terrestre com esses países". Ao invés de fecharmos nossas fronteiras para evitar o tráfico, nós às abrimos para facilitar a entrada da droga. Quem imaginar que as drogas só são transportadas por avião, em fazendas em lugares remotos, por varadouros e pelas matas, está desinformado. Ela viaja mesmo pelas rodovias construídas pelo nosso governo. As pontes que nos ligam com países como Bolívia e Peru, "orgulho de políticos no poder e fora dele", não deveriam existir. A gente cá e eles lá. Estaríamos muito melhor.

Os deputados agora, estão discutindo se enfrentam o problema ou não. Ora, qualquer deputado que seja contra a vinda da Secretária de Segurança estará sendo conivente com a violência e demonstra que não tem compromisso com os seus eleitores. Na realidade, deveria ser aprovado "por unanimidade" um requerimento, na Assembléia, para que o Governador Binho demitisse "sumáriamente" a Secretária de Segurança e sua trupe, colocando no seu lugar, "alguém com competência e vontade para exercer a função e combater o crime".

O Delegado Silvano Rabelo, um dos mais competentes delegados de polícia do Acre, faz um desabafo e declara coisas que podem até prejudicá-lo. O despedido pode ser ele e não a Secretária de Segurança.

Binho não gosta de pessoas que dizem a verdade. Prefere os relatórios mentirosos que apresentam para ele.


2 comentários:

  1. Explicando. Simplesmente lastimável que a violência tenha chegado a este ponto. Pior, creio, é que com a cocaina sendo cultivada na Bolivia, bem na fronteira, conforme programa de assentamento do índio cocaleiro, a tendência é que transbordem efeitos para o nosso território, para a nossa sociedade.
    Enquanto isso, pelo menos por enquanto, não é possivel afirmar que a nossa economia tenha capacidade de ofertar oportunidades de trabalho em níveis compatíveis com as nossas necessidades. Tudo isso é muito grave.

    ResponderExcluir