segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sai da bolha Astério!


Foi nos anos 70 mais precisamente em 1976 que lançaram um filme onde o protagonista, um menino, tinha uma doença e precisava viver dentro de uma bolha de plástico, pra não ser contaminado, pois, seu sistema imunológico era frágil demais. Acho que muitas pessoas da minha idade se lembram disso.

Hoje na hora do almoço, vendo o Programa Boa Tarde Rio Branco, enquanto esperava o horário do Gazeta Alerta, ouvi uma besteira tão grande, dita pelo Vereador, Líder do Prefeito na Câmara, Pastor, Jornalista e apresentador Astério Moreira que me fez lembrar do filme. Acho que o Astério vive numa dessas bolhas de plástico, num mundinho só dele. O desinformado vereador deu a entender que existem pessoas "incitando" o povo a acreditar que a violência é grande no Acre. Maximizando os problemas, quando, segundo a concepção dele, na verdade é "apenas" uma minoria de pessoas que se envolve com ela. Ora, outro dia um dos maiores especialistas em segurança pública que temos por aqui, o Deputado Valter Prado disse que no Acre 20 mil pessoas estariam envolvidas no tráfico de drogas. Isso é pouco Astério?

Irmão Astério, caia na real e peça desculpas aos seus poucos telespectadores.

Aqui, fora da bolha, nós do povo, vivemos num mundo cheio de violências. Todos os dias há assaltos, roubos, arrombamentos, assassinatos, acidentes, estupros, pedofilia, violência contra a mulher, violência contra o homem, violência contra crianças, tráfico de drogas descontrolado, aliciamento de menores, prostituição, violência nas escolas, sem contar a violência psicológica das mentiras contadas nos meios governamentais. E você quer engrossar ainda mais tudo isso, tentando minimizar os problemas, dizendo que a violência não é do tamanho que a gente pensa?

Tenha a santa paciência Astério, desça do seu pedestal criatura. Saia do seu mundo onde tudo é esterilizado e venha para os bairros periféricos colocar seu sapato de cromo alemão na merda dos esgotos à céu aberto, venha ver as crianças que passam fome, subnutridas e magras, as familias que não tem onde morar, as que moram praticamente dentro dos esgotos à beira de valetões, venha conhecer as gangs que metem medo nos transeuntes, venha conhecer o desemprego, pais de familia, amontoados pelas esquinas jogando porrinha e baralho pra tentar ganhar algum trocado pra comprar pão para seus filhos, venha ver nas noites riobranquenses, carrões perambulando pela periferia atrás de comprar drogas, venha conhecer os bêbados e drogados que perambulam pelas ruas cometendo pequenos delitos, venha ver crianças dentro de salas de aula com estiletes e facas, algumas até com armas de fogo. Isso pra citar apenas algumas violências da nossa sociedade.

Você meu caro vereador certamente há de dizer que estou exagerando, mas, não estou não. Posso estar exagerando para pessoas que vivem em gabinetes e não conhecem nossas realidades, mas, milhares de outros acreanos certamente me darão razão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário