segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Isso é revoltante!




Esta é uma imagem forte! Uma criança de seis anos morreu.

Segundo o Ecos da Notícia por ter sido espancada por outra "criança" dentro de uma Escola Pública, Escola Carlos Alberto Pereira do Nascimento, em Senador Guiomard.

Só que esta criança não morreu por "ter sido espancada". Ela morreu porque a nossa educação pública no Acre é uma porcaria e a falta de segurança nas escolas é algo que têm ficado cada vez mais patente todos os dias.

Quem matou esta criança não foi seu coleguinha, que o espancou. O menino chegou em casa andando. Poderia muito bem ter sido atendido corretamente e ter se salvado.

A diretoria da escola é o principal pivô desta tragédia.

Como uma diretoria de escola, vendo uma criança machucada, cheia de hematomas e sentindo-se mal, manda a criança para casa sozinha, ao invés de procurar assistência médica adequada para esta criança? Isso chama-se omissão de socorro ou pelo menos incompetência para exercer a atividade para a qual foi designada, diga-se de passagem pela comunidade.

O segundo principal culpado por isso é o médico de plantão em Senador Guiomard que atendeu a criança, obviamente, se é que um médico o atendeu, deu alguns medicamentos e mandou para casa.

Como pode um "profissional de saúde" não identificar que a criança tinha sido vítima de espancamento? Que profissional de saúde é esse, seja médico ou enfermeiro? Um médico quando vê que uma pessoa, principalmente uma criança, tem sinais de espancamento deve imediatamente comunicar o fato à polícia, não "dar um remedinho e mandar para casa".

Chegando no Pronto Socorro de Rio Branco, os "competentes profissionais de saúde" também não conseguiram identificar que a criança tinha sido espancada. Impressionante isso! É a competência da nossa "saúde de primeiro mundo".

Segundo a reportagem do Ecos da Notícia, "os médicos só ficaram sabendo que o garoto havia sido espancado depois que ele morreu". Que absurdo! Quer dizer que alguém precisa "dizer" a um médico que foi espancado? Um médico não sabe identificar um espancamento? Por favor doutores, rasguem seus diplomas ou usem no banheiro.

A avó também não agiu adequadamente. Se um neto meu chegasse em casa dizendo que tinha sido espancado pelo filho do vizinho, o que eu faria era imediatamente conversar com esse vizinho e seu filho, inclusive com a presença da polícia.

Agora, um conselheiro do Conselho Tutelar, régiamente pago para não fazer nada, que segundo a notícia disse: "que ela (a avó) esquecesse o caso, pois era uma briga de criança, e que diante de uma bobagem dessas não existia motivo para intervenção do Conselho Tutelar", definitivamente não sabe "aconselhar" ninguém. Ele deveria ter chamado a polícia e exposto o caso.

O menino que agrediu a criança vai ficar com a pecha de "ter matado fulano", mas, isso não é verdade.

O que matou esse garoto não foram os ferimentos provocados, como disse o "conselheiro de meia-tigela", por uma briga de crianças. O que matou o menino foi o descaso e a incompetência do nosso sistema de saúde e a falta de segurança nas escolas públicas, somando-se a isso também a incompetência da direção da escola, que foi omissa e irresponsável. Um caso desses tem que parar na polícia.

Gente que se despedaça toda em acidentes, não morre por causa disso, gente que leva tiro na cabeça não morre por causa disso, gente que tem o corpo todo queimado não morre por causa disso. Sabe porque? Porque é atendida corretamente.

Este não foi um caso de homicídio, foi um caso de omissão de socorro e incompetência médica.

Mas, não nos preocupemos, "tudo vai ficar por isso mesmo". Os pais e parentes vão chorar a morte de seu ente, o conselheiro tutelar vai continuar dando "maus conselhos", os diretores de escola gerindo mal as escolas públicas, os médicos prestando maus serviços em saúde, processos administrativos serão instaurados, sindicâncias e pronto. Ninguém será punido. O Acre é uma beleza, um paraíso, um oásis.

Será que alguma autoridade vai tomar alguma providência? Será?


Um comentário:

  1. essa criança naum moreu espancada pela outra criança,primeiro,a criança naum tem 12 anos ele tem 5 e depois antes dele morrer ele tinha caido 2 vezes de 1 arvore no dia muitos pensavam q ele estava morto,e avo dele naum levou ele ao medico,quando ela levou ja era tarde,agora todos julga a outra criança de apenas 5 anos que esta em depressao.

    ResponderExcluir