quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Pesquisa tendenciosa... Não sou eu quem está dizendo!


Não é por nada não, mas, ontem ao dar uma olhada na pesquisa que foi publicada no A Gazeta, fiquei meio desconfiado de que algo estava errado. Já não sou muito de confiar em pesquisas e esta então está recheada de coisas estranhas.

A coisa é tão tendenciosa que até defensores do governo como o Jornal A Tribuna e o Nepomuceno Carioca, assessor de Binho, estão dizendo que a pesquisa "não procede".

Carioca está certo, fazer uma pesquisa para o governo, sem falar mesmo que fictíciamente em Flaviano Melo e Márcio Bittar, anula todo prognóstico. Se Binho sair pra reeleição, será pouco provável que haja segundo turno. Já será muito difícil Tião Viana ganhar logo no primeiro turno. Angelim ganhou em Rio Branco, por 800 votos, menos de 1%, com Tião Viana não seria diferente, esses "folgados" 54% são irreais.

Em havendo segundo turno nas eleições para o governo, a vitória das oposições, sem nomear candidato será uma possibilidade. A Frente Popular não admite isso, como diria a Bete News, "nem sob tortura", mas, há uma grande rejeição ao PT, apesar de tudo que tem sido feito, principalmente o funcionalismo público está esperando uma chance "para dar o troco" aos desmandos internos do governo petista. O povo acreano quer experimentar um tipo de administração diferente, sem o tacão da bota dos petistas.

Vou repetir o que sempre digo na época de "pesquisas". Elas não ganham eleições, são sempre manipuladas e o número de pessoas entrevistadas não representa e nem pode representar, "a vontade de uma população". Seja de quem for a pesquisa.

Em 2006 as oposições não foram para o segundo turno por 6,11% e os atores eram os mesmos, o PT e seus coligados e as oposições de sempre. Porque agora as oposições teriam 37% somados os dois candidatos e Tião Viana teria 54%. E os outros 9% votaram em quem? Se são só votos válidos.

Ou Tião Viana teria 63%, uma popularidade somente atribuída ao Presidente Lula e que a gente sabe que Tião não tem, ou as oposições fariam 46%.

Nem que a vaca tussa Tião Viana fará 54% dos votos no primeiro turno das eleições 2010. Um segundo turno será quase inevitável, pois, temos que avaliar agora o "fator Marina Silva e o PV. Alguém duvida que até 2010, os "Verdes" do Acre não vão querer ter seu próprio candidato ao governo? Mesmo a Marina sendo contra. Mesmo Jorge Viana prometendo "mundos e fundos".

Com Marina para presidente é claro que eles terão o seu candidato a governador e os votos que eles terão serão tirados do PT e, não da oposição, quem vota em Marina, vai votar no candidato Verde e deixar de votar na Frente Popular. Mesmo não querendo opor-se à Frente Popular no Acre, Marina, "democráticamente" terá que aceitar que, sendo ela candidata a presidência, seu partido, em seu estado natal tenha um candidato ao governo e vai pedir votos para ele. É uma questão de lógica.

Daí ela não vai poder pedir votos para a Frente Popular, pois, não poderá "servir a dois senhores", como pretendem fazer os demagogos petistas que, dizem, terão dois palanques para presidente, vão pedir votos pra Dilma e pra Marina.

Porque não incluíram nesta pesquisa um candidato do Partido Verde? Ele já é praticamente uma realidade. Disso ninguém tenha dúvidas.


Um comentário:

  1. Meu amigo, estou curado. Quanto a pesquisa, são as velhas táticas do Partido da trambicagem. Sonhava com o dia em que usaria o pronome "velho" para me referir às praticas desse partido. Esse dia chegou. Não vou negar que, num tempo já distante, esse tal partido teve boas cabeças pensantes (cabeças bem pagas é bom que se diga) que conduziam o jogo político do Acre como até então não se via. Mas, isso ficou no passado. (Que bom!) Não sou da turma do "quanto pior, melhor", porém, chega. A propósito, você sabe quem é o gerente do LACEN? Procure saber. Você vai se surpreender! Ou não.

    ResponderExcluir