terça-feira, 11 de agosto de 2009

Esse Brasil XIV

Marina atrapalha: Jornalista Carlos Chagas

A senadora Marina Silva medita sobre a possibilidade de trocar o PT pelo PV e aceitar sua candidatura à presidência da República lançada pelos ecologistas. Não como revide à candidata Dilma Rousseff, responsável por sua demissão do ministério do Meio Ambiente, mas em função do imponderável. Caso Dilma não decole, o PT e o presidente Lula ficarão em situação difícil, pela falta de candidato próprio. Marina poderia ser a saída, mesmo não se constituindo numa companheira ortodoxa. Hoje, sua candidatura atrapalha. Amanhã, poderá ajudar a salvar o poder para seus atuais detentores.

Acreucho: O PV é da base aliada do governo, mas, quer tornar-se o “rebelde” e lançar candidatura própria à presidência. Será que Marina Silva está segura que, depois de candidata, no caso de não ir para um 2º turno, poderá ter que apoiar Lula e sua candidata? Seria essa candidatura um engodo para tranquilizar a oposição?

O certo é que Marina Silva ainda não disse “contra” quem ela é, e, no caso de não ir para o 2º turno, quem apoiaria. Será que ela é contra Lula, o PT e Dilma? Será que é contra José Serra? Se ela for para o 2º turno contra Serra, aceitará o apoio de Lula e dos fisiologistas do PMDB? Vale tudo para se eleger?

Se valer tudo para se eleger, qualquer coligação, qualquer negócio, então Marina Silva é apenas Lula II, “O retorno”. Marina precisa se declarar. O povo precisa saber de quem ela é a favor e de quem ela é contra.

Com a turma

Lula viaja no dia 22 à Bolívia para encontrar o cocaleiro Evo Morales. No dia 23, vai a Caracas fazer mesuras ao semi-ditador Hugo Chávez.

Acreucho: Lá vai o presidente, visitar a “thurma” de micro-ditadores sul-americanos metidos a presidente, um apoiador de plantadores de coca, o outro um golpista. Que “cumpanheirada”! “O cara” foi elogiado por Barack Obama e outros líderes mundiais, e se mistura e esses anões políticos, sem querer ofender os anões obviamente.

Entusiasmo

O líder do PV na Câmara, deputado Sarney Filho, é um entusiasta da candidatura da senadora Marina Silva à presidência da República. Ele acha que Marina tem de saída, 10% a 14% das intenções de voto.

Acreucho: Sinceramente o nome do líder do partido para o qual Marina Silva está querendo se mudar e concorrer a Presidência da República não recomenda muito, Sarney Filho. Como é feito da mesma “cepa"...

Conselho de Ética manobra para 'esquecer' na gaveta os recursos da oposição

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ) poderá usar uma brecha no regimento para "esquecer na gaveta", por tempo indeterminado, os recursos apresentados por senadores de oposição contra a decisão de arquivar onze denúncias e representações contra o presidente da Casa, José Sarney. É que não há prazo para que o plenário do Conselho de Ética seja convocado com o objetivo de discutir e votar os recursos. Apesar da possibilidade de o PMDB fazer essa manobra para postergar o exame dos recursos, na expectativa de esfriar os ânimos, o senador Paulo Duque não antecipou sua decisão nem mesmo aos colegas de bancada.

Acreucho: Esperar-se o que de um senador que não é Senador, é apenas suplente? Não tem compromisso de coisa nenhuma com ninguém.

Amenidades

“Falamos sobre amenidades e, então, ela me perguntou se eu podia agilizar a fiscalização do filho do Sarney”. Lina Vieira sobre a conversa que diz “ter tido” com Dilma Rousseff.

Acreucho: Isso pode ter sido verdade ou mentira. Pode ser uma meia-verdade ou uma meia-mentira. Como em política “tudo é possível”...

Eu duvido...

... “eu duvido que a Dilma tenha mandado um recado ou conversado com qualquer pessoa a esse respeito”. Diz Lula

Acreucho: Fico mais tranquilo, agora com a afirmação do Presidente Lula. Se ele afirma ter certeza que Dilma não fez isso, então é porque há 95% de chance de ser verdade. Ele nunca costuma saber de nada. Ninguém lhe conta nada. Todos fazem tudo pelas costas dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário