quarta-feira, 8 de julho de 2009

Rio branco sitiada!

A violência em Rio Branco se tornou algo tão corriqueiro e banal que a gente quase nem se horroriza mais ao saber dos fatos. Embora a negativa seja constante, as autoridades (in)competentes do setor não estão preocupadas com isso. A Secretária de Segurança faz o mesmo efeito que um copo dágua, já se passaram mais de 100 dias dela no comando da secretaria e até agora, a violência só tem aumentado.

Com tudo que está acontecendo, ontem, ela disse numa entrevista que "no ano que vem" possivelmente serão feitos investimentos vultosos em segurança, que a violência aumentou em vista da "crise mundial" que restringiu os investimentos no setor. Quer dizer que só vão fazer alguma coisa no ano que vem? Agora entendi, é ano de eleições!

O nome desse tipo de explicação é "incompetência" talvez não dela, mas de quem a contratou e não dá apoio.

As obras de embelezamento da cidade e do estado continuam, enquanto a violência grassa qual fogo em campo de trigo maduro e está descontrolada de tal maneira, que até os aliados do governo já estão reclamando. Na realidade algo só será feito, na hora em que alguém dos altos escalões do governo for a vítima, mas, como eles usam a metade da PM para sua segurança pessoal e de suas familias, essa possibilidade é ínfima.

Não se vê uma autoridade neste estado ou em Rio Branco, preocupada com a crescente onde de violência. Até os nossos deputados e vereadores estão calados, como se o problema não fosse com eles.

As empresas tem como se proteger, contratando serviços de segurança privados. Mas, é o povo? Que se dane?

Pode ser que agora, que uma empresa de onibus foi assaltada, o Deputado Zé Carlos, que é o representante deles na Assembléia, esboce alguma reação.

Chegamos ao cúmulo de os meliantes assaltarem igrejas, asilos, delegacias... O próximo passo será um assalto ao quartel da PM, sim, porque com a tranquilidade com que age e fala o comandante da corporação, isso pode acontecer a qualquer momento.

Ele disse ainda agora, num jornal da TV, que "a PM não pode ser unipresente", além de incompetente é ainda mal educado, disse ainda que a polícia "tem dado respostas" quando acontecem atos de violência. O que a gente quer não é isso, o povo quer a prevenção da violência, para que ela seja impedida de acontecer, depois de praticada, das pessoas violentadas, roubadas e traumatizadas, não adianta muita coisa.

O clima em Rio Branco e no Acre é de total insegurança.

Walter Prado já! Volta xerife!

Nenhum comentário:

Postar um comentário