segunda-feira, 25 de maio de 2009

Binho regular

Toda vez que aparecem pesquisas, o pessoal já sabe a minha opinião, mas, assim mesmo vou declinar aqui o que penso.

Não confio em pesquisas. Não acredito e não aceito a “credibilidade” de qualquer instituto pesquisador. O que eles fazem é prestar um serviço. Se prestam um “serviço”, tem que receber por ele. Quem paga manda.

Onde foi feita esta pesquisa? Quantos foram entrevistados? Que critério foi usado para as entrevistas? As perguntas eram claras ou artimanhas pra pessoa responder o que se queria ouvir?

Uma pesquisa pode ser feita de muitas maneiras, dependendo de quem a faz e de quem a encomenda. Não estou dizendo que tal pesquisa é forjada ou manipulada ou que alguém é corrupto ou qualquer coisa do tipo. Estou dizendo e ponderando as coisas que podem acontecer.

Por exemplo: se os pesquisadores forem no Bairro do Bosque, Centro, e outros, que o governo e a prefeitura mantém como a menina dos seus próprios olhos, a pesquisa vai registrar um resultado. Se os entrevistadores forem para as periferias e para os bairros onde um funcionário do governo ou da prefeitura nunca esteve, o resultado será outro.

A pergunta: Em relação a administração do governador, você diria que ele está fazendo uma administração ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

Bem, se a pergunta foi esta, o nome do governador não foi mencionado, primeiro erro, tem gente humilde desta cidade que ainda pensa que Jorge Viana é o governador. “Em relação”, tem gente que pensa que “relação” é outra coisa.

Ótima (12,0%);

Boa (32,8%);

Regular (39,8%);

Ruim (2,3%);

Péssima (11,3%);

Não sabem (2,0%).

Os puxa saco de plantão, englobaram os resultados de ótima, boa, regular e deram 84,6% de popularidade para o Binho. Isso é um erro, na verdade não é um erro, foi feito de propósito.

Quem acha que a administração de Binho é apenas “regular” está “descontente” e não pode ser somado aos que acham que é “ótima e boa”. Não fosse assim, não seria o maior percentual, 39,8%. Estas são as pessoas que analisam conscientemente a administração estadual. São o fiel da balança. Os que acham a administração do Binho “regular” não votaram ou “não votariam mais nele”.

Somar ótimo, bom e regular é a mesma coisa que uma professora que institui um prêmio aos bons alunos no início do ano. Os alunos que forem “ótimo e bom” farão um passeio no Parque Chico Mendes. Quando chega o período de férias do meio do ano, a professora pega os alunos que foram apenas “regular” e os coloca no passeio junto com os ótimos e bons. Isso seria tremendamente injusto para quem estudou e se esforçou. Quem é regular, tem que ficar em casa estudando mais pra chegar pelo menos a bom.

Conclusão: Binho Marques precisa se esforçar um pouco mais.

A pesquisa pode não estar manipulada, mas, maquiada sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário