quarta-feira, 22 de abril de 2009

Que dia é hoje?

Faça esta pergunta a jovens que freqüentem até o ensino médio e a resposta será. Não sei.

Lembro-me que antigamente, o dia 22 de abril era comemorado todos os anos. Afinal de contas é o dia em que Pedro Álvares Cabral colocou pela primeira vez os olhos nas terras do que seria o Brasil, que na época ele chamou Monte Pascoal, por estar na época da páscoa cristã e por pensar tratar-se de um monte.

Ao deparar-se com aquele monte, no meio do oceano, Cabral não tinha idéia de quão grande era a descoberta que ele estava fazendo. E, não tinha mesmo, nem na extensão nem no que significaria no futuro. Pensava o navegante português que estivesse no caminho das Índias, mas, havia se desviado da rota e, “veio dar às costas do que se chamaria Brasil”.

O porquê não se comemora mais a data de 22 de abril sinceramente não sei. Antigamente nas escolas havia até peças de teatro a respeito do assunto e era até feriado nacional.

A história conta que dois outros exploradores estiveram nas costas do Brasil, que não era Brasil, antes de Cabral, mas nenhum deles registrou a descoberta, como fez Pedro Álvares Cabral pela Carta de  Pero Vaz de Caminha. Duarte Pacheco Pereira esteve em Cabo de Santo Antonio e Vicente Yañes Pinzon pisou o solo da Ilha de Marajó, mas, parece que não se interessaram pela descoberta, seguindo para outros rumos.

Bem, o dia de aniversário de uma pessoa é comemorado no dia em que “ele veio à luz”, ou seja, em que saiu da barriga da mamãe. O dia 22 de abril foi o dia em que Cabral o descobridor oficial viu pela primeira vez as terras brasileiras, então acho que deveria ser comemorado. Afinal de contas, comemoram-se tantas coisas inúteis neste país.

Curiosidades!

Trechos interessantes da Carta de Pero Vaz de Caminha

“Creio, Senhor, que, com estes dois degredados que aqui ficam, ficarão mais dois grumetes, que esta noite se saíram em terra, desta nau, no esquife, fugidos, os quais não vieram mais. E cremos que ficarão aqui porque de manhã, prazendo a Deus fazemos nossa partida daqui”.

Do Blog: Quando Cabral deixou as terras que ele tinha descoberto para prosseguir sua viagem, deixou aqui “alguns degredados”, ou seja, “persona non gratas”, “bandidos” deportados de Portugal. Que classe de pessoas se originaram desses “degredados”? Será que alguém adivinha? Que tipo de gente eles geraram? Foi assim que começou a população do Brasil. Era comum naquela época, enviar para terras descobertas, navios cheios de “maus elementos”, condenados e outros larápios de terras da Europa.

“Todavia um deles (um índio) fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção a terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata”!

Do Blog: Os brasileiros originais, os índios, eram ingênuos e inocentes. Já se tinha por aqui o costume de “melhor é dar do que receber”. Os portugueses muito espertos mostraram ouro e prata e os índios literalmente “entregaram o ouro aos bandidos”. Imagine as riquezas que existiam neste Brasil que foi explorado e surrupiado por inúmeras nações durante séculos até a independência!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário