terça-feira, 21 de abril de 2009

Lula e Tiradentes...

Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, um dia disse: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra! Mas, só poderemos alcançar suas riquezas no dia em que nos libertarmos do jugo dos portugueses para sermos os senhores da terra que é nossa". 

A “Nova Inglaterra” a que ele se referia são os EUA de hoje e no lugar de “portugueses” leia-se “políticos, ricos, corruptos, poderosos e espertalhões em geral”.

Então a frase ficaria assim: “Esta terra há de ser um dia maior que os EUA! Mas, só poderemos alcançar suas riquezas no dia em que nos libertarmos do jugo dos políticos, ricos, poderosos, corruptos e espertalhões em geral para sermos os senhores desta terra que é nossa”.

Tiradentes foi um jovem precoce, aos 11 anos ficou órfão e teve que se virar sozinho. Fez de tudo, trabalhou como mascate e minerador e tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o cognome “Tiradentes”. Foi também técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos, começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão brasileiro. Depois se alistou na tropa da capitania de Minas Gerais e, foi nomeado pela rainha Maria I, comandante da patrulha do Caminho Novo (1781), estrada que conduzia ao Rio de Janeiro, que tinha a função de garantir o transporte do ouro e dos diamantes extraídos da capitania. Nesse período, começou a criticar a espoliação do Brasil pela metrópole, que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos portugueses e a pobreza em que o povo permanecia.

Até este ponto conheço outro personagem da História do Brasil que se parece com Tiradentes. Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, Presidente do Brasil. Ele foi pobre, nordestino retirante e conseguiu fazer-se por seus próprios meios até chegar à presidência e as comparações param por aí. Sim, porque reclamar contra espoliação do Brasil, “pelas metrópoles” ele não faz mais, como fazia quando era um simples torneiro mecânico. A semelhança continua quando vemos nossas riquezas sendo tomadas principalmente pelas empresas multinacionais, que geram empregos, mas, esfolam a economia, e, a pobreza em que vive grande parte da população brasileira.

Tiradentes foi herói e mártir do Brasil da sua época. Lula também será conhecido como herói de sua época, saiu do nada e chegou à presidente, só que o mártir desta história contemporânea é o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário