terça-feira, 28 de outubro de 2008

Quarta (ou quinta) ponte, não é necessária.

O jornalista Francisco Costa em seu Blog Repórter 24 horas, faz algumas ponderações a respeito da construção da quarta (ou quinta) ponte em Rio Branco. Respondo aqui as perguntas feitas por ele.

Na visão futurística e virtual, a maquete inicial da quarta ponte mostra o contraste que vai cercar o investimento - a pobreza fará parte do cenário.

Como sempre a pobreza ficará “por baixo”, tanto na vida real como na virtual, esse viaduto é para que os “bacanas” não precisem se misturar com a pobreza da Seis de Agosto, da Cadeia Velha e da Baixada da Habitasa.

Será mais um empreendimento para gringo ver?

Pra gringo ver nada, será um empreendimento real, que vai valorizar terras de poderosos “amigos do poder” e uma maneira de “valorizar” também o elefante branco que é o Estádio Arena da Floresta.

A cidade precisa de uma quarta ponte?

Na realidade a cidade precisaria de uma quarta ponte, mas não no lugar onde está será construída.

Isto é prioridade para o povo?

Para o povo? Pelo amor de Deus! O que o povo tem a ver com isso? Isso é idéia do PT e seus tecnocratas de ar condicionado. Desde quando um viaduto é uma “prioridade” pra quem não tem nem uma bicicleta pra andar?

Quem tem interesse nesta obra?

Ora quem tem interesse são as pessoas que vão construir esta obra “monumental” para uma cidadela como Rio Branco. Os funcionários que a estão projetando, os que estão licitando, os que estão fazendo as “negociações” e obviamente as construtoras que estarão “envolvidas” no projeto. Vou cantar uma pedra aqui e agora: é mais uma obra que não acabará nunca, como a Via Verde que está “sempre em manutenção”. Um sumidouro de dinheiro, igual à BR 364 Rio Branco/Cruzeiro do Sul.

Com o propósito de melhorar a qualidade de vida e a malha viária da capital, o governo anunciou parte dos investimentos.

Não falei que era obra pra “bacana”. “Pra melhorar a malha viária”, leia-se pra quem tem carro. Alguém sabe dizer qual o montante de dinheiro que envolverá está obra? Será que alguém poderia calcular quantas casas populares se poderia construir com esse dinheiro? Disseram durante a campanha que o Bocalom era louco, visionário e outras coisas.

Louco mesmo é quem acha, como os dirigentes do PT e da Frente Popular que estão no poder, por menos de 1%, que sabe o que o povo precisa, faz planos dentro de seus gabinetes e empurra goela abaixo da população. Se a população fosse consultada pra saber o que queria haveriam centenas de outras prioridades do que essa “quarta ponte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário