segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Política Nacional I

Temer ‘rifado’ na disputa da Câmara

Está por um fio a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara, após os senadores do seu partido terem decido não abrir mão de eleger o presidente do Senado. Temer fez o PMDB trair Aldo Rebelo (PCdoB), em 2007, para eleger Arlindo Chinaglia (PT-SP) presidente da Câmara, em troca de ele ser eleito agora para o cargo. Mas o PT só quer honrar o acordo (assinado) se o PMDB desistir de presidir do Senado.

Falhou

No Senado o PT não manda, tem apenas a quarta maior bancada e está encontrando enormes dificuldades pra tentar eleger Tião Viana para a presidência da casa. O PMDB parece que não vai honrar o acordo que tinha feito, de ficar com a Câmara e dar o Senado ao PT. Em Brasília tudo é feito na base do “interesse pessoal” de cada político.

Como o chefe (Lula)

O gaúcho Arno Augustin Filho, do PT, que há pouco mais de um ano virou secretário do Tesouro, proibiu na repartição o uso de expressões técnicas em inglês, segundo denunciam funcionários. Ele parece ter dificuldades de entender expressões usadas entre economistas, de difícil tradução, como “default”, por exemplo. A crise é global, mas Augustin quer todos falando só Português de carreirinha. Sua assessoria nega.  Do Blog: Se o cara fosse de outro partido até estranharia, mas sendo do PT, tem que seguir o chefe.

Padeiro

O Prefeito Padeiro, eleito pela terceira vez para ser Prefeito do Bujari, ainda acha que “o PMDB é o maior partido do Brasil”. Também um dia, tive esta ilusão, mas depois da associação com o PT e o apoio a Lula, perdi um pouco a esperança e já não espero mais nada do “partidão”.

Coluna Social

Acabaram os assuntos em Rio Branco, até o ac24horas, têm agora uma “coluna social”.

Não é crime

Bem, se um cheque foi emitido assinado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Sena Madureira e trocado com um agiota, conforme informa o Jornal A Gazeta, poucos dias antes das eleições, não for considerado “crime eleitoral”, então não sei o que é. Como um cheque administrativo de uma casa legislativa vai parar, pré-datado, na mão de um “agiota”? Pra boa coisa não era.

Tem que fechar

O líder da bancada do Acre em Brasília, deputado federal Henrique Afonso (PT), informou que estará procurando a direção da Anac nesta segunda-feira, para garantir a manutenção das atividades aéreas no Estado. “Estaremos procurando nesta segunda a direção da Anac para saber o que está acontecendo no aeroporto da capital e também para garantir que as atividades não sejam suspensas, evitando prejuízos para o Estado”, afirmou o deputado. Do Blog: Não adianta nada o deputado “garantir” a manutenção das atividades no aeroporto, se ele tiver problemas, com essa atitude só conseguiremos “mais problemas”. Já houve em Rio Branco, um sério acidente em que pessoas morreram e segundo se comenta, foi por causa da “falta de um equipamento” o “ILS” que estava instalado, mas não funcionando.

Candidato próprio

O ufanismo já toma conta do povo do PMDB, com a vitória nas eleições municipais em 2008, 1.193 no primeiro turno e mais oito no segundo. Já estão até falando em “candidato próprio” para 2010. A última vez que o PMDB teve um candidato próprio, ele foi Orestes Quercia, em 1994 e ele ficou atrás até do “Enéas”. O que o PMDB não pode esquecer é que a vitória nas últimas eleições, mais de 1200 prefeituras, teve também a cooperação do seu “aliado” o Partido dos Trabalhadores. Na realidade, um ajudou ao outro.

Já está na idade

Marta Suplicy depois dessa derrota vergonhosa para Kassab, deveria pensar seriamente em “aposentadoria”, mesmo porque ela já está na idade.

Demagogia pura

Quanta demagogia, o prefeito eleito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, do PSB, que venceu as eleições com uma coligação promíscua entre PSDB e PT, sugere que poderá abrir mão do salário de prefeito, de quinze mil e novecentos reais. A anti-ética coligação já rendeu resultados, o PCdoB, já disse que não fará parte da prefeitura.

Deboche

É um deboche, mas vale, como lição. Lula em entrevista ao jornalista Ricardo Kostcho, diz: Três partidos perderam: DEM, PSDB e PPS. Os três partidos da oposição foram os que perderam mais prefeituras. E os partidos da base do governo todos eles cresceram: PT, PMDB, PSB, PCdoB, PP, PTB, todos. O PMDB se vendeu para Lula e agora têm que agüentar a gozação dele de dizer que o partido “não é de oposição”.

Do Blog do Noblat

Lula saiu da eleição menor do que entrou. Entrou como um Midas, capaz de transformar em ouro tudo que tocasse. Não desempatou a eleição em favor de ninguém. Perdeu feio ao ceder ao apelo do fígado para derrotar em Natal a candidata do senador José Agripino Maia, líder do DEM. Ou em Parintins o cunhado do senador Arthur Virgílio Neto, líder do PSDB. Lula está para essa eleição como a Seleção Brasileira esteve para a Copa do Mundo de 2006: condenado a ganhar, não ganhou.

José Serra sai da eleição maior do que entrou. Entrou na condição de possível candidato a uma derrota para Alckmin, que se lançou à revelia dele e como um enclave em São Paulo da candidatura de Aécio à sucessão de Lula. Serra derrotou Alckmin, Aécio e Marta. E elegeu Kassab. Foi um craque improvável, assim como é Obina no Flamengo.

Voto secreto?!

O voto é “secreto e inviolável”. Por mais que o Ministro Presidente do TSE ache que “não há problemas” que políticos “famosos”, Lula, Serra e outros, levem suas crianças para votar com eles na cabine, isso é ilegal, se considerarmos que o voto é secreto. Se outra pessoa, mesmo sendo uma criança e mesmo que seja um “exercício de cidadania” fica sabendo do meu voto, ele deixa de ser “secreto”. Se um paupérrimo quiser levar o filho ou o neto junto na cabine, a polícia é chamada e o cidadão é preso. Mas “rico e famoso poooooode”. Ministro, o que é certo é certo e o que é errado é errado, o que passar disso é conversa...

Devia ter deixado a cobra comer ele

Um cidadão em Mato Grosso do Sul, na cidade de Três Lagoas, quando estava pescando num rio, foi atacado por uma cobra pesando mais de trinta quilos. O rapaz matou a cobra e teve que pagar R$ 500,00 de multa e ainda poderá ser processado por “crime ambiental”. Tem gente que desmata e queima centenas de alqueires e não acontece nada. Tem prefeitura que polui o rio de sua cidade e nada é feito. O Brasil virou uma bagunça mesmo.

A história é outra – do Blog do Crica

Entrou em pauta nacional a questão do desmatamento na reserva Chico Mendes para a criação de gado. Estão querendo promover uma “inquisição ambiental” com os seus  moradores. O problema é que cantaram em prosa e verso o modelo das reservas florestais, “mas não deram condições às famílias residentes para tocar projetos ecologicamente corretos”. Simplesmente as abandonaram sem a mínima assistência. E como não se come árvores, optaram por criar bois. Queriam que morressem de fome?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário