quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Alerta! Alerta! Alerta!


De hoje até o dia das eleições, publicarei este ALERTA todos os dias.


Urnas eletrônicas. Fraude é possível?

Especialistas desconfiam da inviolabilidade das urnas eletrônicas

Mesmo com todas as garantias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a segurança das urnas eletrônicas brasileiras está longe de poder ser considerada um consenso. Engenheiros, especialistas em computação e parlamentares levantam dúvidas sobre a inviolabilidade das urnas e a capacidade dos equipamentos permanecerem livres de fraudes e manipulações.

Semana passada, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a pedido de um grupo de parlamentares, enviou ao TSE proposta de auditoria no sistema de criptografia das urnas eletrônicas. O motivo: o órgão responsável pelo sistema, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), está no furacão de denúncias envolvendo abuso de poderes e interceptações telefônicas ilegais.

– A Abin está politizada e fora de controle – queixa-se o deputado federal Raul Jungmann, um dos que motivaram a OAB a pedir a auditoria ao TSE. – Não tenho maiores receios de fraude eleitoral, mas o que está em jogo é muito sério, é importante demais para que todos os cuidados não sejam redobrados. (Leia reportagem de Raphael Bruno no JB aqui. Leia mais aqui e aqui).

Publicado por Chico Bruno

Do Blog: Em informática tudo é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário