quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Ponto e contraponto...

Ao ler o artigo publicado pelo jornalista Tião Maia, sob o título “Tiro nos pés”, no ac24horas, fiquei surpreso, pois, na sua ira contra o candidato da Coligação 100% Popular, ele simplesmente, apesar de toda a sua experiência jornalística, “perdeu o fio da meada e o rumo da conversa”.

O subtítulo da matéria é: A polêmica do fuso horário. Tião Maia, nem começa falando do fuso horário, vai logo atacando o candidato Petecão. Somente no terceiro parágrafo é que ele fala algo sobre a mudança do fuso horário, o prólogo é apenas ataque barato à candidatura de Sérgio Petecão.

Analisando mais profundamente o artigo, nota-se que interessantes informações e revelações vêm à tona, com o artigo escrito pelo assessor do Senador Tião Viana, Tião Maia no ac24horas. Reproduzo alguns trechos para poder comentar e analisar melhor.  

Useiros e Vezeiros

Tião: “faz tempo que políticos useiros e vezeiros de mandatos eletivos para defender interesses pessoais ou de grupos econômicos, estão em extinção”

Meu caro Tião Maia, sua declaração, só pode ser uma piada. Se for para rir, não achei graça nenhuma e acho que o povo acreano também não. O Acre nos últimos anos tornou-se uma república de “useiros e vezeiros”, trazidos para cá pela administração do PT, que se juntam aos que aqui habitam, usando e abusando da coisa pública. Binho e Angelim, até então pessoas de bem, estão se imiscuídos com os “ideais” do trabalhismo do PT e tem-se deixado levar pela onda vermelha, sendo arrastados voluntária ou involuntariamente.

Não ouse chamar o povo acreano de burro.

Parafraseando “seu” presidente Lula, “nunca na história recente deste estado” tantas pessoas “locupletaram-se tanto da coisa pública como agora”. Veja e analise. Quem eram essas pessoas da Frente Popular há alguns anos atrás? Quem são eles hoje? Eram pessoas do povo, professores, funcionários públicos, micro-empresários, andavam a pé, moravam simplesmente. Jorge Viana era um recém formado desempregado. Flaviano Melo deu a ele seu primeiro emprego na FUNTAC. Hoje estão ricos, andam em carrões, moram em mansões, gastam a rodo, são eles a elite da nossa sociedade. Quase todos criadores de gado e proprietários de terras. Sócios ou donos de empresas, embora seus nomes não apareçam.

O ex-governador Jorge Viana, que é o comandante em chefe do PT no Acre, abandonou os “ideais trabalhistas e a luta pelo trabalhador, pela florestania, pelo desenvolvimento sustentável” e agora é um “mega dirigente empresarial, consultor e diretor de empresas”, o supra-sumo do mais puro capitalismo moderno.  Não poderá mais posar de defensor dos direitos dos trabalhadores e dos pobres, não tem mais moral pra se dizer idealista, seu ideal agora é ganhar dinheiro, há muito tempo já faz parte da elite rica desde estado.

Você Tião pode até ser partidário, pode ser militante, correligionário, aficionado ou qualquer outra coisa, mas burro você não é. É um jornalista antes de ser um aloprado do PT. Seu compromisso deve ser com o jornalismo.  

Petecão o privilegiado da Frente Popular

Tião: “Ao que tudo indica o tempo em que ele (Petecão) permaneceu na Frente Popular, quando teve as oportunidades que outros aliados de maior importância não tiveram – como presidir a Assembléia Legislativa durante quatro mandatos consecutivos”.

As revelações estão começando a ser colocadas para fora. Quer dizer que a presidência da Assembléia Legislativa por Petecão, em oito anos consecutivos, não era por causa da sua popularidade (de Petecão) e porque era bem quisto por seus pares? Você está dizendo que era um privilégio, um presente, algo combinado, “dado” a ele (Petecão) pela Frente Popular?  Interessante!  Muito interessante.

Grupelhos

Tião: “São políticos que, de uma forma ou de outra, a cada eleição vêem minguar seus votos pelo reflexo de amadurecimento de uma sociedade que quer e precisa de políticos com tempo integral para defender as causas públicas e de interesse de todos – e não deste ou daquele grupelho”.

Francamente, Tião, o PT e a Frente Popular não têm moral pra falar de “grupelhos”. Não, fazendo parte do maior e mais descarado deles. Você defende justamente o que há de mais prejudicial para a política deste país, “o político profissional”. Aquele que vive da política é como um câncer para a nação ignora a ética e a moral e depaupera os cofres públicos, estupra as instituições, legisla em causa própria. A política é um negócio que dá tanto dinheiro, que profissionais gabaritados estão deixando suas profissões em segundo plano para viver dela, médicos, engenheiros, funcionários públicos, empresários, artistas.

Um verdadeiro jornalista não toma partido politicamente, fica neutro, deixa as coisas acontecerem, dá a notícia, sem, todavia, emitir opinião, principalmente em política, deve saber que “jamais” conseguirá contentar a todos, as pessoas têm opiniões diferentes.

Um jornalista que opina em geral, em futuro muitas vezes bem próximo é “levado” a mudar de opinião, principalmente aqui no Acre. Há muitos exemplos disso. Pessoas que antes eram contra e hoje são a favor por causa das circunstâncias. Jornalista fica isento e deixa o pau quebrar. Desculpe-me se lhe digo coisas que você deve estar careca de saber.

Se quiser saber, também acho esse negócio de fuso horário, um péssimo negócio, tanto pra população, como para a oposição. Quanto aos que dormem até tarde, são os mesmos que o inventaram. Só poderia ser mesmo, idéia de quem não tem hora pra acordar, é rico, não tem ponto pra bater e não tem que se preocupar com horário. Mas a bem da verdade, para os estudantes e para as donas de casa está sendo difícil.

Melhorar a cidade

Tião: “melhorias de ruas, geração de emprego e renda, melhoria na educação, na saúde e em outros setores”

Caro Tião, seu humor está demais, virou piadista. Como pode a atual prefeitura discutir essas coisas, se no índice da FIRJAN, ficou em penúltimo lugar, só à frente do Amapá, justamente nestes quesitos?

O “prestígio” da Frente Popular é questionável, e baseia-se em cifras. Nas últimas eleições a diferença entre a situação e a oposição foi de apenas alguns milhares de votos, 49,51% de Angelim contra 41,73% de Márcio Bittar. E, todos nós sabemos o porquê dessa diferença. Nas últimas eleições já era pra oposição ter ganhado. Mas, a disparidade de recursos pra campanha era muito grande, e “quem pode mais, chora menos”. A opinião do povo acreano está dividida, ao meio, quantitativamente, a quantidade dos que querem é a praticamente a mesma dos que não querem. Sete por cento não é vantagem pra ninguém se gabar.

Os "esquemas" da Frente Popular

Tião: “É fácil constatar que, todos aqueles que deixaram a Frente Popular, dificilmente conseguem se soerguer em outros campos. Todos, rigorosamente todos que deixaram a coligação, perderam seus mandatos. Alguns até tentam voltar à política, mas apenas patinam, patinam e não saem do canto”. 

Esta declaração é inusitada e muito elucidativa e trás em seu bojo a denúncia e confissão de um crime. O que todos no Acre suspeitavam você acaba de confirmar: A Frente Popular têm algum “esquema” sob e com o qual “mantêm o poder e seus partidários e coligados”. Segundo você, saindo dele, do “esquema”, da “cartilha”, os dissidentes não conseguem mais se equilibrar na política. Que tipo de “esquema” será esse? Que métodos serão usados? Esta é uma declaração interessante. Isso deveria ser investigado para se saber que tipo de artimanha é essa.

Fuso Horário

Tião: “Petecão atira nos próprios pés porque sabe que, não faz tempo, ele próprio defendia a  mudança do fuso horário. Seu novo companheiro, o deputado Flaviano Melo, também. Quando era prefeito de Rio Branco, Flaviano Melo chegou a defender isso publicamente, com registro em ata. Qualquer duvida, é só consultar documentos de uma reunião da bancada federal na qual ele dizia que, para executivos, principalmente na área pública, as duas horas de diferença no fuso horário do Acre em relação a Brasília, eram muito ruins. Está lá na ata, escrito, registrado”.

Da mesma maneira que Tião Viana viveu sob o horário natural do Acre a sua vida inteira e de repente, mudou de opinião e acha que outro horário é o melhor, e, à revelia do povo acreano o mudou. Ninguém sabe por que, nem os interesses que envolvem o assunto, pois, ele não explicou. Todos podem mudar de opinião. Inclusive você e eu.

Tião: “E assim caminha a campanha eleitoral: de um lado, as propostas da Frente Popular defendidas pelo prefeito Angelim, um homem público de comportamento até aqui irretocáveis; do outro, o Petecão, que não é exatamente um exemplo a ser seguido, cercado de figuras carimbadíssimas e vinculadas ao que de pior já se construiu na política do Acre, fazendo de tudo, inclusive recorrendo a velhos chavões, para tentar ludibriar o eleitor”.

Interessantíssimo como você conhece as pessoas e afiança por elas. Qualquer pessoa sabe que Angelim é uma pessoa de bem, só está mal acompanhado e se deixa manipular. Se ele tivesse autonomia para agir, Rio Branco poderia estar “muito melhor”. O problema é que ele tem que ficar dentro das normas do “esquema” que você acabou de denunciar. Você sabe também difamar, mas sua memória não é muito boa.

O PT e seus problemas

O Partido dos Trabalhadores é um só, do Oiapoque ao Chuí, do Rio Grande do Norte ao Acre. As diretrizes são as mesmas, as ordens são dadas de cima para baixo, ao estilo do comunismo de antigamente. Os esquemas valem para todos. O PT age como um corpo, como uma engrenagem bem lubrificada, como uma máquina precisa. Há uma cúpula intelectual pensante decidindo as ações e um exército de “cumpanheiros” que executa. Tudo é muito detalhado, preciso, calculado. Não há militantes nem correligionários, há seguidores obcecados e cada um tem a incumbência de obcecar e cooptar mais um, formando uma corrente. De vez em quando um elo desta corrente parte-se, como aconteceu com Roberto Jefferson. As coisas que vieram à tona não eram novidade pra muita gente, só não havia vontade política pra resolver a questão. Jefferson fez o que fez não por ser ético e correto, fez por vingança, porque não lhe deram o que fora prometido, não é um herói nacional é apenas mais um aloprado entre vocês. Um renegado.

Os escândalos em que se envolveram o Governo Federal e o PT nos últimos tempos, estão até espionando o presidente do STF, farão certamente parte da história deste país. Se Lula queria fazer algo grande para ficar na história, conseguiu. “Nunca em tempo algum neste país, um governante se envolveu em tantos escândalos em tão pouco tempo”. Os escândalos envolvem a todos os integrantes do partido, não há um só que possa reclamar-se inocente. Em lugar nenhum deste país. A não ser aqueles que saíram ou sairão do partido.

Você, Angelim e o resto do PT do Acre, fazem parte do mesmo partido, portanto, estão atolados até a raiz dos cabelos, junto com seus pares, em mensalões, cuecões, gastos com cartões corporativos, vazamento de dossiês, Variglog, crise na aviação, desvios de verbas do recém nascido PAC e todo tipo de problemas administrativos. Todo membro do PT do Oiapoque ao Chuí, tem culpa no cartório. Quem não pratica nada errado, se não se rebelar e sair apóia as ações de seus correligionários, portanto, é culpado também. Quem não quiser ser incluído, deixe o partido. Lá tem muita gente boa, é o partido que não presta. Paga o justo pelo pecador. Eu gostava muito do PMDB, quando passou a apoiar o Lula, me afastei imediatamente. Pra se falar em ética, tem que agir assim, não concordo, caio fora.

Da mesma maneira que o escândalo ficará na história, também a covardia das oposições será conhecida como um fato lamentável na história do Brasil. Covardemente, as oposições traíram o povo brasileiro, desperdiçando a oportunidade ímpar de pedir o impeachmann de Lula. Resolveram buscar seus interesses pessoais e partidários. Justificar dizendo que o impeachmann de Lula poderia desestabilizar o país é apenas retórica, mais desestabilizado do que já esteve não poderia ficar e o brasileiro é forte e agüentaria. Quem agüenta o governo do PT, agüenta qualquer coisa.

Tião não fale em “companhias”. Petecão está com Flaviano Melo e Márcio Bittar; Angelim tem a seu lado Narciso Mendes, Bestene, César Messias, Astério Moreira, Marcio Oliveira, Pedro Maia e muitos outros dissidentes da oposição, gente que resolveu apoiar o governo e mudar-se para a Frente apenas por interesse, pessoas que antes chamavam os da Frente de corruptos e ladrões, sem contar a mídia.  

As eleições de 2004 vieram demonstrar um fato que deixou preocupada a Frente Popular até hoje. O crescimento da popularidade das oposições. Os votos foram divididos praticamente ao meio, apesar de todo o dinheiro gasto pela Frente Popular com as eleições. A situação não tem do que se vangloriar, não há maioria no Acre, nem de situação, nem de oposição. O que houve foi uma vergonhosa campanha milionária por parte da Frente Popular, tinham tanto dinheiro que nem sabiam o que fazer com ele, enquanto a oposição fazia cotas pra abastecer os carros de som.

O crescimento da popularidade da oposição no Acre preocupa a situação, pois, têm projetos de se perpetuarem no poder. Estes projetos são ordens dadas de Brasília, pelo poder central do PT, os cargos eletivos de executivo devem ser passados à familiares ou a companheiros de confiança. O Acre está virando uma “feitoria” ou uma “capitania hereditária”.

A executiva do Partido dos Trabalhadores do Acre mantém seus aliados e seguidores, com mão de ferro, debaixo de regras rígidas que devem ser obedecidas cegamente, com o único objetivo de que sejam alcançadas as metas pré-estabelecidas. Beneficiários dos programas sociais, funcionários e fornecedores ameaçados e pressionados. Os membros do PT têm que pagar o “dízimo” que na realidade é uma “vindima”, pois, têm que “devolver” 20% de seus salários para o Partido.

A bem da verdade, a política é uma coisa difícil de entender. Ninguém sabe mais quem é quem na política, partidos que eram oposição, hoje, estão “fazendo oposição ligth”. Há uma esquerda que não quer ser de esquerda e não quer ser chamada de “situação”. Os partidos de oposição não se opõem a coisa nenhuma. O PT e seus aliados, que se diziam de esquerda e do povo, se elitizaram. O que resta do “Presidente do Povo” é apenas “o português mal falado”, alguém que estivesse em coma há vinte anos e acordasse hoje, não reconheceria o Luiz Inácio de antigamente.

Um partido que nasceu dizendo ser “do povo”, se alcançou o poder iludindo a classe trabalhadora deste país, governa agora para banqueiros, industriais, operadores da bolsa, estrangeiros que aplicam dólares no Brasil, curva-se à ONGs internacionais. Aceita pressões sobre a administração da Amazônia, leva desaforo de Evo Morales, apóia um louco igual a Hugo Chaves e defende os interesses das elites desta nação. Um partido que deveria ser “do povo e governar para ele”, não o faz, dá apenas ao povo “esmolas e migalhas”. O PT administra um dos maiores capitais deste país, está envolvido em escândalos milionários, envolvendo cifras astronômicas. O PT hoje é mais rico do que foi o Partido Comunista da extinta União Soviética. E seus métodos são bem parecidos.

A ética, a Democracia, a decência, o patriotismo, os compromissos para com o povo, tudo isso foi deixado de lado em nome do poder econômico e da manutenção do poder nas mãos de uns poucos políticos influentes. Coligações espúrias, conchavos, negociatas e cooptação a qualquer preço, são os métodos usados.

E Lula ainda passa pelo vexame e tem o desplante de dizer que “ninguém entende mais de ética neste país que o PT”.

Pra fazer o povo pensar

Tião: Isso tudo, no entanto, traz uma vantagem: ajuda o eleitor a melhor se definir, a se decidir sobre quem está com a razão.

Saber quem está com a razão não é a questão principal. Numa disputa limpa, sem “esquemas” nem derrame de dinheiro, a Frente Popular não teria a menor chance de ficar no poder.

O povo, quando falo povo, estou falando de pessoas necessitadas, daquelas pessoas que, pessoas como você e os políticos do PT nem sabem que existem. Aquelas que vivem nas periferias, em ruas empoeiradas ou enlameadas, com esgoto a céu aberto, morando em barracos, que não tem o que colocar na mesa pra comer, cujas crianças estão cheias de vermes, piolhos, feridas e doenças respiratórias. Nos bairros periféricos e invasões o povo não tem carteirinha de plano de saúde, nem talão de cheque, nem cartão de crédito, nunca entrou no Supermercado Araújo, nem em nenhuma loja do Mira Shopping. Este povo está começando a desconfiar que o partido do povo não seja tão “do povo” assim. Que está com mais cara de “partido da elite”, pois, nos últimos anos, tanto a prefeitura como o governo, só fizeram obras que beneficiam as elites desta cidade e deste estado.

É um verdadeiro crime, ver o Angelim na TV dizer que “agora que a gente já arrumou a casa” vamos trabalhar pra vocês das comunidades.

O que ele quer dizer é:

Agora que já arrumamos a “nossa” vida, que já beneficiamos “os empresários” que nos ajudaram na campanha. Agora que já “geramos emprego” para nossos apaniguados, que já fizemos belas praças, passarelas, pontes, avenidas, reformamos prédios de nossos amigos, no centro da cidade; já urbanizamos terras onde serão construídos condomínios de luxo e shoppings, já estamos fazendo a estrada que dará acesso às fazendas de nossos amigos, que já trouxemos para cá muitas universidades particulares e deixamos de lado a nossa UFAC. Depois de termos elevado o preço da passagem de ônibus ao nível máximo possível e insuportável para a população. Agora, pedimos mais quatro anos pra gente poder fazer alguma coisa pela pobreza de nossa cidade. Depois, pediremos que elejam nosso sucessor para que as torturas continuem.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário