domingo, 3 de agosto de 2008

Deixe o povo decidir.

Não sendo jurista, posso apenas “opinar” e expressar meu repúdio, como democrata.

Acho de um tremendo mau gosto, o que estão fazendo certos empresários de nossa cidade, que apóiam a candidatura deste ou daquele candidato, não importa de que partido. Estão levando o candidato para dentro das empresas e apresentando aos funcionários. Isso pode configurar crime eleitoral e chama-se: curral eleitoral. A não ser que o empresário democraticamente proceda da mesma maneira com “todos” os candidatos e não diga aos funcionários que este ou aquele é o seu favorito.

Uma das coisas mais difíceis de se arrumar nesta cidade é emprego.

Qual funcionário depois de o patrão apresentar “seu” candidato às eleições 2008, não ficará balançado e propenso a votar nele? E quem sabe pedir o voto da esposa ou da namorada, pai, mãe, irmão, etc. Alguém tem dúvida de que esse ato seja uma forma antidemocrática de se fazer política?

O funcionário fica sem chance de escolher em quem votar e com medo de que a “raiva” do patrão recaia sobre ele, e acaba votando com quem “seu patrão simpatiza” e deixa de lado a própria escolha. Mesmo que não seja possível alguém saber em quem ele votou. Só que as pessoas mais humildes não têm essa certeza. Dentro de muitas empresas e até repartições públicas, espalham-se boatos de que os “chefes” sabem em quem “todo mundo” votou.

Teoricamente, o voto é “secreto” e “inviolável”. Digo teoricamente, porque qualquer pessoa medianamente inteligente sabe que “em informática”, “tudo é possível”. Quem não se lembra do caso no Senado Federal? Quando o Senador ACM “requisitou” o resultado da votação “secreta” pra saber como, cada parlamentar tinha votado.

Não estou dizendo com isso, que possa haver fraude nas eleições, para dizê-lo, necessitaria de provas e não as tenho, são apenas suposições.

O que muitos partidos políticos têm em mãos, são as “listas” das mesas de votação e com elas amedrontam as pessoas menos esclarecidas.

Partindo do princípio da inviolabilidade das urnas eletrônicas e acreditando nisso, o voto é secreto, portanto, ninguém tem conhecimento em quem você votou. O eleitor não precisa ter medo e por isso, votar “em quem lhe mandam”. Vote em quem você quiser.

Não aceite coação, nem dinheiro, nem promessas, tampouco ameaças de ninguém, se isso acontecer, ligue para o 190 e denuncie.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, não precisa ter medo, não aceite que mandem no seu voto, se você recebe os benefícios dos famosos “cartões Bolsa Família”, não se preocupe com as ameaças de que serão suspensos, se forem suspensos é por outra maldade, não porque alguém ficou sabendo do seu voto.

Sendo funcionário público, não aceite ameaças de “chefetes” e “puxa-sacos”, vote consciente e em quem você quiser. “Você” tem estabilidade no seu emprego, quem é apenas “temporário” são as pessoas que ocupam “cargos eletivos”. O Prefeito ou Governador não são seus patrões, são apenas seus chefes “temporários”. Ocupam cargos para os quais foram eleitos, até que você e o resto do povo digam que não os querem mais.

Se você é funcionário de empresas privadas e for contatado pelo patrão ou por seu chefe pra votar neste ou naquele candidato, não vá na onda, seu chefe nunca saberá em quem você votou, ele não é adivinho, nem tem bola de cristal, se alguém fizer isso com você, cerceando seu direito de cidadão, vote em outro, só pra contrariar e diga que votou no que ele queria.

Temos aqui em Rio Branco, mais de 2500 jovens acima de 16 anos que votarão este ano. Esses votos podem decidir uma eleição e são muito importantes para a sociedade acreana como um todo.

Jovem! Não aceite coação, nem ameaça ou tentativa de cooptação por parte de nenhum partido ou candidato. Não deixe que façam a sua cabeça. Você é jovem, inteligente e pode escolher em quem deseja votar. Se tiver dúvidas, converse com seus pais, eles saberão como melhor orientá-lo sobre o assunto. Não vá na conversa de que jovem é irreverente, que é “do contra”, que é rebelde e outras baboseiras que se ouve nas escolas principalmente as públicas.

O importante é que a Democracia seja exercida de forma livre e consciente pelo cidadão. Que vença o candidato que o povo com seu voto consciente achar que será sua melhor escolha.

Pelo voto ético, livre, democrático e pela Democracia Verdadeira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário