domingo, 10 de agosto de 2008

Coisas da cidade...

Jornais calados...
Sem exceção os jornais da capital acreana, pelo menos os eletrônicos, neste sábado, se calaram e não estamparam nada a respeito do comício que aconteceu na noite de sexta-feira nas 5 bocas do Bairro João Eduardo. Eles devem estar pasmos pensando no que dizer ou receberam ordem de não publicar nada.

Interessante...
Muito interessante o fato acontecido no comício da 100% Popular. Um jovem com não mais do que 22 anos, subiu ao palanque e pediu para falar. Ele é uma das lideranças da comunidade e entregou a Sérgio Petecão um relatório das reais condições dos bairros que compõe a “baixada”, além de fazer um belo discurso.

Candidato do povo
Realmente, Sérgio Petecão é o candidato do povo, prova disso é que ele dormiu nesta quinta-feira no bairro Santa Inês, na casa de uma pessoa da comunidade que o convidou, vizinhos, parentes e amigos, ficaram na residência até as duas da manhã, conversando com ele. Algumas atitudes dele, o revelam bastante diferente das pessoas com as quais ele se acompanhava antigamente.

Rio Branco está piorando...
A FIRJAN, Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, publicou um relatório sobre o IFDM das 27 capitais brasileiras, o qual mostra a cidade de Rio Branco/AC em penúltimo lugar no ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, IFDM. Rio Branco, já esteve em melhor posição do que esta. No ano de 2000 estávamos em 23º lugar, agora caímos para 26º, ficando à frente apenas de Macapá, capital do Amapá. O IFDM pesquisa prioritariamente três aspectos sócio-econômicos: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Imagine justamente os quesitos nos quais o governo atual do Acre mais se gaba é na realidade os quais ele está em pior situação. Esse estudo, da FIRJAN é feito por técnicos isentos e não estudos encomendados para iludir e manipular o povo acreano.

Tem muita água pra pouca gente ou tem muita gente pra pouca água
Está difícil explicar a compra de água mineral feita pelo IAPEM. 18.000 garrafões de água de 20 litros cada e 18.600 garrafas de 500 ml. Não sei quantos funcionários tem por lá, mas acho muito difícil eles beberem a merreca de 27.300 litros de água em um ano, mais de 1000 litros por dia. É água pra dedeu. Coisa pra mil pessoas trabalhando todos os dias. Essa água toda só pode ser pra funcionário beber, se fosse para os apenados, teria que ser mais, a gente poderia contar na base de 1 litro de água por ser humano por dia, o que só para os presos seriam mais de 3.000 litros dia. A recomendação médica é que tome pelo menos 2 litros por dia. Mas é claro que todo mundo sabe que apenados não tomam água mineral. Se tomarem, com base nestes cálculos os “direitos humanos” teriam que ser acionados imediatamente, porque eles estariam recebendo não mais do que um copo de 200 ml por dia cada um, o que seria um absurdo, nem gato bebe tão pouco. Tem muita água pra pouca gente ou tem muita gente pra pouca água. Alguém tem que tomar uma providência e fazer uma investigação. As informações estão no Blog do Calixto.

Religiosos na oposição?
Sem qualquer tipo de discriminação, religiosos em geral, deveriam ficar longe da política, dentro de suas comunidades orando pela nação. Essa opinião é pessoal e não é dirigida a ninguém em especial. Qualquer religioso, padre, pastor, sacerdote, bispo, ancião, deveria se preocupar com os problemas da sua comunidade eclesiástica e deixar os problemas da política para os políticos profissionais.
Em geral, líderes religiosos, de qualquer denominação, quando inseridos na política, costumam envolver a comunidade religiosa a que pertencem em seus anseios e desejos políticos, usando as pessoas para se alçarem para cargos eletivos. A conseqüência disso é funesta. O que se constata é que líderes religiosos que se envolvem com política, nunca mais são os mesmos em relação à religião. Claro que isso é veementemente negado por eles. Mas é uma realidade.
Além disso, líderes religiosos, sempre são mais suscetíveis a curvarem-se aos desejos e acessos de cooptação por partidos de situação. Os exemplos são inúmeros. É muito difícil um líder religioso envolvido em política que seja de oposição, acho que nem existe. Falo de oposição mesmo, não oposição “ligth” que é o mesmo que nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário