quarta-feira, 16 de julho de 2008

As eleições e o nível de escolaridade e faixa etária do eleitor...

O nível de escolaridade dos eleitores é fator fundamental e preponderante na hora do voto.

Quem tem pouca escolaridade, tem horizontes estreitos, encontra muita dificuldade para avaliar as condições políticas e é presa fácil nas mãos de políticos e politiqueiros inescrupulosos.

A pouca escolaridade, faz com que a pessoa ache que políticos são pessoas “privilegiadas”, com alto grau de inteligência e que merecem todo tipo de deferência, tem gente que endeusa os políticos.

Uma pessoa com pouco conhecimento, que lê mal ou não lê, não tem como compilar informação para fazer uma avaliação do que seja melhor para sua cidade ou estado.

Há pessoas com pouca escolaridade, mas que são inteligentes, porém, inteligência não é suficiente para poder analisar uma situação e tomar uma decisão, principalmente uma situação em que sua decisão trará conseqüências para toda a comunidade em que ela vive.

Pena que o TRE não tenha divulgado a faixa etária dos eleitores. Neste quesito, há dois extremos. Os idosos votam de maneira diferente dos jovens.

Idosos de baixa renda, com mais de 60 anos, quase sempre acham que os políticos estão fazendo o que é melhor para a população, fato agravado quando a escolaridade for baixa. Acham que os Cartões de ajuda do governo, as aposentadorias do Funrural, do INSS, o parco atendimento médico são “favores” deste ou daquele partido ou político. Poucos entendem que todas essas ações são obrigação do governo, previstas na Constituição Federal, são direitos do cidadão.

Os jovens, entre 16 e 20 anos, que estudam em escolas públicas, são doutrinados, nas escolas e em programas dos governos do PT, não só aqui em Rio Branco, mas em todo o Brasil. Votam iludidos pelo espírito de liberdade e de revolta, implantado neles, sem nenhuma responsabilidade social, pois, os jovens nesta idade, não têm “consciência social”. Votam apenas no embalo sem avaliar a real situação da sociedade como um todo, votam pensando neles mesmos, nos seus anseios e desejos de serem rebeldes. Na cabeça deles há uma mistura de Democracia, Socialismo, Comunismo e Social Democracia.

É importante que todo cidadão exerça o seu sagrado direito de votar? Sim, porém, esse direito deve ser exercido com responsabilidade. Não é fácil fazer escolhas e tomar decisões. Se essas escolhas e decisões tiverem a possibilidade de influenciar na comunidade em que vivemos, então, deverão ser tomadas com o máximo critério possível, depois de uma análise profunda do que seja melhor para cada um de nós e para as pessoas com as quais convivemos.

Votar é importante... Vote com responsabilidade... E principalmente não venda seu voto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário