segunda-feira, 30 de junho de 2008

Otimismo da Oposição... Não ganha eleição, é preciso ação...

Se depender de otimismo, a coligação 100% Popular, que une os partidos PMN, PMDB, PPS e PHS, vence as eleições em 2008.

Os caciques da coligação, Marcio Bittar, Flaviano Melo e Sergio Petecão, estão eufóricos com as eleições deste ano, confiantes na experiência da Oposição em fazer campanhas e na popularidade de Petecão. As militâncias já estão se mobilizando para que a festa da Democracia deste ano seja bonita. Na Convenção do PMN, estava em peso abrilhantando a festa.

Há que se dizer, porém, que eleição não se ganha com otimismo e conversa, eleição se ganha com ação e estratégia, que deverá ser montada nos próximos dias, quando os partidos farão reuniões, para definir estratégias de organização e de ação, pra colocar o bloco na rua.

A militância também está ansiosa pra sair às ruas e começar logo a conquistar votos para seus candidatos. O embate este ano não vai ser moleza.

Flaviano Melo, disse que as eleições deste ano estão com o mesmo clima das de 2000 e pela lembrança que temos, foi muito disputada, tendo sido vencida pelo MDA.

O povo acreano está muito politizado e tem a cada ano que passa, melhorado ainda mais. O candidato que pensar em sair às ruas e conquistar o voto com conversa mole, já está fora, o povo quer ação e compromisso dos candidatos. Aqui em Rio Branco, a “briga” entre situação e oposição é muito acirrada e as vantagens são pequenas, não dá pra ganhar de lavada.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco têm mostrado bastante serviço, mas continuam com o velho esquema de “achar que sabem o que o povo precisa”. O PT faz suas obras e empurra goela abaixo da população, todas com o toque megalomaníaco do cacique do PT/AC Jorge Viana. O ex-governador, “deixou” a direção do Estado, mas continua “dando as cartas”, por debaixo do pano. Tudo tem a cara dele. Coisas grandiosas que nem sempre são de muita “utilidade” para o “povão”. Terceira Ponte, Passarela Joaquim Macedo, Via Verde, Mastro da Bandeira, Restaurante Popular da Sobral, Duplicação da Rodovia até o Aeroporto, Estádio Arena da Floresta, e muitas outras obras com as quais o “povão” não se beneficia, só se beneficiaram os empresários que as construíram.

Se a gente disser que o Angelim não está fazendo nada, estará mentindo, porque muitas obras estão em execução, pena que o Professor Angelim esteja contaminado pela politicagem e fazendo o jogo do partido dele. Ao invés de, quem sabe, se reeleger pela simpatia do povo, vai tentar ganhar tendo que armar “esquemas políticos”, se tivesse agido com profissionalismo, teria ganhado a simpatia do povo e não apenas a sua gratidão por algumas obras estrategicamente feitas pra angariar os votos dos moradores dos bairros de Rio Branco.

Na realidade, conhecendo o Professor Angelim, acho que ele teria mesmo vontade de licenciar-se para concorrer à reeleição, só não o faz por pressão da direção do Partido.

O Binho, a contragosto, pois, pretendia fazer uma administração honesta e decente, independente de tentar fazer “grandes coisas”, dará apoio logístico à campanha de Angelim. Binho irá exatamente até o ponto em que não se comprometa. Ele tem sido discreto e é assim que pretende continuar, na contramão das “diretrizes” dos “grandes” do Partido dos

Trabalhadores do Acre e seus coligados, que acostumados com as campanhas “sem limites” de Jorge Viana, terão a pretensão de exigir o mesmo do Binho. Acho que não conseguirão, se o Governador ceder às pressões, terá perdido a sua personalidade.

Poderão até surgir rachas dentro da FPA, por conta de divergências entre seus lideres, a pretensão de alguns deles, julgando-se “donos” do Partido, poderá desgostar outros. Um fato que se espera aconteça é que a “máquina” nestas eleições, não seja tão acintosamente usada como o foi outrora.

Tião, Jorge e Diniz, serão os mais afoitos nestas eleições. O primeiro quer ser governador e os outros dois, irão pleitear vagas no Senado nas eleições de 2010.

Na convenção do PT, a cara do ex-governador Jorge Viana, estava mais pra velório do que pra festa, informaram pessoas que lá estiveram, claro que eu não fui.

Tem gente, que vai ter que comprar portas novas. Dizem que tem gente no governo que quando ta fulo, chuta portas...sei não...acho que vai precisar de uma carreta de portas...

O que importa é que as eleições estão aí, a peleja vai começar e pode-se esperar muita disputa, porque as oposições não vão entregar barato. Como foi em 2000, poderá haver uma surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário