terça-feira, 13 de maio de 2008

Marina Silva, uma personalidade...


Qualquer pessoa que trate os assuntos da Amazônia com seriedade terá admiração por Marina Silva, ela lutou muito, mas acabou compreendendo que apesar do discurso pseudo-ambientalista, o Presidente Lula, em nome do desenvolvimento e dos interesses de grupos não teria escrúpulos e faria esse desenvolvimento a qualquer custo, mesmo o ambiental.

Quando em 1958, nasceu Marina Silva, num lugar perdido na Amazônia, chamado Seringal Bagaço, numa localidade por nome Breu Velho, ninguém poderia imaginar que essa menina, que cortava seringa, plantava roçado junto com os irmãos e o pai, um dia seria uma das maiores expressões nacionais em defesa da floresta e do meio ambiente.

Até a puberdade, mal sabia as quatro operações matemáticas, veio para a cidade de Rio Branco e lutou muito contra tudo e contra todos, conseguiu estudar e formou-se em História pela UFAC. Eram os anos de turbulência política e ela aderiu a um grupo de jovens que militavam num grupo quase clandestino o PRC.

Ensinou em escolas públicas e engajou-se em movimentos sindicais, tendo sido fundadora junto com Chico Mendes da Central Única dos Trabalhadores do Acre, da qual era vice-coordenadora. No ano de 1986, tentou candidatura à Câmara Federal, porém perdeu, dois anos depois, em 1988, elegeu-se vereadora em Rio Branco, tendo sido uma parlamentar mirim polêmica e atuante tendo combatido, na Câmara, os privilégios e benefícios dos vereadores. Depois, foi Deputada Estadual e elegeu-se Senadora, tendo sido a mais votada.

A menina, semi-analfabeta, saída do seringal, chegava então ao cume do poder, onde as elites se digladiam e contendem todos os dias. Por seu prestígio e luta dentro do Partido dos Trabalhadores, por sua luta pela floresta e pelo meio ambiente, por sua proximidade com as idéias e ideais de Chico Mendes, tudo isso, depunha em favor dela e quando Lula foi eleito anunciou seu nome para o Ministério do Meio Ambiente, cargo que deixa agora, nesta terça-feira, 13 de maio de 2008.

Marina Silva sai do Ministério não por estar desacreditada ou porque tenha participado de algo que desabone a sua pessoa ou conduta, sai porque percebeu que apesar do discurso ambientalista de defesa do patrimônio ambiental nacional do PT e de Lula, o que há é apenas um grupo de pessoas interessadas em “desenvolvimento a qualquer custo”, sem medir conseqüências, os fins justificam os meios. Este é apenas um dos casos em que ela, Marina Silva, entrou em contendas e conflitos com outros Ministérios do governo Lula, agora a pendenga chegou ao fim, finalmente, alguém no governo Lula, compreende que ele não é o que aparenta.

Seja bem vinda ao Senado, Marina Silva, onde temos plena certeza de que desempenhará papel relevante, voltando certamente a destacar-se como aconteceu no Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário