terça-feira, 13 de maio de 2008

Quebra-Molas deveria ser quebra idiotice...

Vou aproveitar pra escrever enquanto a indignação está à flor da pele.
Gastar-se dinheiro público, fazendo uma bela via como a Rua Valdomiro Lopes, no trecho do Bairro da Paz, é atitude louvável e damos os parabéns à Prefeitura pela obra e pelo esforço e aos moradores do bairro, pela conquista.
Agora o que não dá pra gente aceitar é que depois de praticamente concluída as obras da avenida, lá vem um tecnocrata da Prefeitura e resolve colocar alguns quebra-molas. Este senhor, certamente, não anda com seu próprio carro, anda sempre em carros oficiais, por isso, não se importa se quebrar alguma coisa.
Os quebra-molas devem e podem ser utilizados, para fazer com que o motorista “diminua” a velocidade do veículo e, diga-se de passagem, nem são mais usados, foram praticamente abolidos em quase todo o Brasil. O Poder Público não pode danificar o veículo de ninguém, nem obstar o livre trânsito pelas vias públicas, com obstáculos.
Os quebra-molas que foram colocados são do tipo “tartaruga”, como este um objeto de plástico duro, com diversas arestas que podem danificar seriamente os pneus e partes móveis debaixo do veículo, vindo a ocasionar prejuízos ao seu dono.
Ninguém tem que proibir ou ameaçar as pessoas, este tipo de quebra-molas é uma ameaça, “se não parar, seu carro será danificado”, acho que isso é inconstitucional, o que o órgão de trânsito pode fazer é algo para que o motorista diminua a marcha. Para isso bastava construírem “lombadas” como esta,
que faz com que o motorista diminua a velocidade, sem a ameaça de causar qualquer prejuízo ao veículo, além disso, o que precisa é a conscientização dos motoristas e a fiscalização para que as velocidades sejam respeitadas pelos condutores e não a tentativa de oprimir e forçar o motorista.

Alguém poderá alegar que é por causa dos pedestres, como motorista a mais de trinta anos, digo com conhecimento de causa, “não há maior irresponsável no trânsito do que o pedestre, não respeita faixa de segurança, atravessa em qualquer lugar em avenidas, não respeita o sinal de pedestres, cruza vias rápidas sem nem olhar para os lados e fora do lugar adequado, o pedestre quando vira ciclista então, é um suicida em potencial, a maioria dos acidentes são causados por culpa dos próprios ciclistas, que não respeitam nada e não tem o mínimo de segurança nas bicicletas. Motoqueiros, então, não são suicidas, são homicidas, pois, vão pelo trânsito, sem se importar com nada, dispostos a matar ou morrer, não respeitando a vida deles mesmos e muito menos a dos outros.
Torno a dizer, tem que haver fiscalização e educação para o trânsito.
Sou a favor de que em certos lugares, têm que haver a diminuição da velocidade, por causa de escolas, igrejas, feiras, esquinas perigosas, órgãos públicos, mas não dessa maneira, querendo danificar o veículo dos outros, isso não diminui em nada a velocidade das motos, por exemplo, que já estão desviando pelo lado dos quebra-molas.
Sugiro a autoridade de trânsito e sinalização, que reveja esta atitude, tenho certeza de que falo em nome dos milhares de motoristas que trafegam nas ruas de Rio Branco, não iremos encontrar um só que apóie este tipo de quebra-molas. Já que o pessoal do PT gosta tanto de pesquisa, vamos fazer uma pesquisa pra saber dos motoristas.
Também há o problema de que fazer “lombadas” de concreto é uma coisa barata e que pode ser feito no próprio local, pelos próprios funcionários que estão trabalhando na obra, já as famosas “tartarugas”, são materiais caros e comprados de empresas de fora do Estado, e alguém pode estar levando alguma coisa nisso.
Embora saiba que não vai adiantar de nada, fica aqui o meu protesto, no meu e no nome de outros tantos milhares de condutores de veículos a respeito dessa arbitrariedade.

Um comentário:

  1. Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

    - Daniel

    ResponderExcluir