segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Violência é mais um problema social do que policial

Violência não é um problema policial!

Qualquer pessoa sabe que a violência é mais um problema social do que policial. A polícia é o último recurso à se usar para "acabar ou minimizar" a violência, ela só serve para reprimir e não para educar. Diminuir a violência com repressão é um trabalho quae inóquo, pois, o ser humano reprimido torna-se revoltado e possivelmente irá novamente voltar à criminalidade. 

Mas, em tudo na vida há um "mas", é claro que a sociedade não pode e não deve "aceitar" a violência como uma coisa corriqueira, nem comum, nem também conviver com ela todos os dias sem fazer nada. 

Repressão não "acaba" com a violência, por que a violência não se acaba, mas, apenas minimiza-se. O problema da violência só se resolverá, quando houverem programas "que evitem o seu aparecimento", depois de estabelecida, combater violência, com mais violência é uma solução redundante. 

A violência urbana é causada por erros políticos e sociais. A não existência de programas sociais de orientação das famílias é o que leva à violência. A falta de opções de trabalho onde o jovem possa ocupar seu tempo, ganhar o seu sustento e organizar a sua vida é um dos principais motivos dessa violência. Um dos grandes incentivadores da violência é o consumismo, prática usual em nossa sociedade e em nosso tempo. Incentivar o consumo como meio de alavancar o comércio e a indústria para satisfazer a ganância dos empresários, em geral "amiguinhos" do Poder, sem medir as consequências desse ato é o que tem gerado muita violência na atualidade. Todos querem ter tudo o que é anunciado, os anúncios de comercialização de produtos são apelativos, indutivos até. 

Claro que a violência passa pelo desenfreado mundo das drogas, que o governo não consegue sequer minimizar, quanto mais reprimir corretamente. O aparelhamento crescente do "quarto poder", o tráfico de drogas, que controla esse país, e que à cada dia cresce à olhos vistos, infiltrado em todas as áreas, social, governamental, policial, judicial, "controla" melhor as comunidades carentes do que o próprio governo, que não consegue sequer "pacificar" essas comunidades. A polícia não consegue combater o tráfico de drogas, ele é maior que a instituição, infelizmente! A gente queira ou não aceitar, há grandes figuras sociais e políticas que controlam esta coisa toda. 

Enquanto a corrupção controla a sociedade e a política, o tráfico de drogas acampa nos quintais de nossas casas. 

Que moral tem uma Justiça que não pune? Que moral tem uma polícia que não reprime? Que moral tem os políticos que legislam para as elites deste país? Que moral tem um povo que se deixa corromper, que vende o seu voto, que troca a sua dignidade por migalhas?

Ninguém pode "acabar" com a violência, as instituições porém, podem pelo menos "controlar" um pouco esta situação e para isso é preciso que primeiro "as próprias instituições" sejam saneadas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário