terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Pressiona daqui... Pressiona dali...

Você já teve seu carro apreendido por algum motivo? Não? Que bom! Eu já!

Há poucos dias, ia passando numa das blitz do Programa "Cumprindo a Lei IV" e fui alertado por um dos policiais de que meu carro tinha 3 multas em aberto, coisa que eu nem tinha consciência, pois, eles multam sem parar os condutores... Os valores eram pequenos chegavam a pouco mais de 250 reais. Na minha inocência disse ao policial que resolveria o caso no outro dia e fiquei esperando ele me devolver o documento pra ir embora... A resposta foi lacônica:
- Vamos lhe dar "outra" multa e apreender o veículo, desça do carro!

Fiquei atônito! Considero uma besteira "apreender" um veículo por causa de multas de trânsito. Argumentei com o policial, um sargento, sobre a possibilidade de regularizar a situação no dia seguinte (que foi o que fiz) e até procurar a autoridade para dar conta da regularização, só não queria ficar à pé. Ele argumentou que estava ali pra cumprir a Lei, que estava trabalhando até aquela hora (eram 11 horas da noite) e que o carro estava apreendido, pois, teoricamente eu estaria trafegando com os documentos vencidos... Eu tinha mesmo estranhado que os documentos não haviam chegado na minha residência como acontece todos os anos até 31 de dezembro, mas, não dei muita bola pra isso. 

Não havia "documentos vencidos", pois, pago rigorosamente em dia IPVA, DPVAT e licenciamento do veículo e mostrei os recibos que estavam no porta-luvas do carro. Só não posso pagar em dia, uma dívida que nem sabia que tinha!

Como a ordem neste estado falido é "arrecadar", não teve jeito, resolvi não discutir mais, senão acabaria preso, quem sabe até agredido. 

Até reconheço que tenha sido um pouco de desleixo da minha parte, não ter ainda procurado pelos documentos do carro no DETRAN, mas, isso não justificaria a apreensão do veículo, como se houvesse alguma irregularidade ou como se eu tivesse cometido algo grave que necessitasse um procedimento desses. 

Infelizmente nosso departamento de trânsito não é um orgão educativo, mas, apenas "arrecadativo"... O negócio ali é faturar, não importa muito como. 

O policial me disse que a "única forma de arrecadar o que era devido ao Estado", era punindo os infratores... Isso é muito ofensivo, pois, uma multa de trânsito não é uma "dívida para com o Estado", não há provas de que a multa foi aplicada corretamente, eles as aplicam aleatoriamente, sem nenhum critério, o condutor não é alertado de que está sendo multado. Se um "multador" não vai com a sua cara por qualquer outro motivo, multa você todos os dias ou manda outros multarem pra não "dar na cara". Multa de trânsito é achacação! A não ser que o agente de trânsito parasse o veículo, fizesse a multa e explicasse ao condutor "por que ele estava sendo multado", mas, eles não fazem isso! Apenas multam e pronto! 

Bem... O carro foi apreendido e rebocado para o pátio do DETRAN, que diga-se de passagem, por ser um dos orgãos que mais arrecada, cresceu muito, antes era um orgão pequeno onde "serviços" eram prestados ao cidadão, agora tem três pátios, mas, as filas ainda continuam quilométricas e as salas sempre cheias. Fiquei à pé no meio da avenida em um dos locais da cidade cuja violência todo mundo conhece, ainda bem que era perto da minha casa. 

No outro dia pela manhã, fui ao DETRAN, paguei as multas e pasmem... Meu carro foi "solto". Vejam, foi preso por estar "sem documentos" e solto da mesma maneira... "Sem documentos", que só me foram entregues hoje... Eles não queriam cumprir a Lei coisa nenhuma, só queriam arrecadar dinheiro, tanto o das multas, como o do guincho que tive que pagar... Os documentos do carro nem importavam, pois, tirei o carro do pátio do DETRAN sem um único papel, só o comprovante de pagamento das multas... 

O melhor vem agora! Hoje fui procurar os documentos do carro no DETRAN e qual não foi minha surpresa quando me disseram: "volte outro dia, pois, o sistema está fora do ar e não podemos imprimir os documentos... Deixe seu telefone que nós ligamos pra você"! Se eu fosse pego na rua novamente "sem documentos" seria apreendido novamente e lá se vai mais multa e guincho... É brincadeira! 

Fiz cara feia... Pressionei daqui e dali, chamei o chefe e disse que ia esperar até o sistema entrar no ar novamente... Milagrosamente, isso aconteceu exatamente dez minutos depois... 

Suas excelências os nossos deputados, "defensores" dos "direitos do cidadão"(kkkkkkkkk), precisam tomar pé da situação e colocar um freio neste verdadeiro assalto do qual o cidadão está sendo vítima. 


Um comentário:

  1. Tem que multar pra cobrir o rombo das eleições 2012 e ainda sobrar um pouco pra 2014.

    Verdadeira indústria de multas. Por anda nessa cidade se vê guarda de transito com caderno na mão. Já o policial militar... esse anda sumido, não se vê um.

    ResponderExcluir