sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vendendo o almoço pra comprar o jantar!

O Presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Vereador Elias Campos foi taxativo: "...tem vereador vendendo o almoço pra comprar a janta". Outras pessoas eleitas vereador já se mostraram decepcionadas com o Parlamento Mirim, o que mais se houve são reclamações, algumas justas por sinal.

Muitas pessoas acham que ser vereador pode ser uma coisa muito boa, que vai ganhar dinheiro, ficar rico até! Ledo engano! Mesmo com a verba de gabinete não daria pra muito, há um monte de gente que ajudou na campanha do "eleito" e que agora quer uma compensação.

A coisa começa errado quando as pessoas querem fazer da vereança uma profissão, coisa que, acho  deveria ser proibida por Lei. Os recursos repassados pela Prefeitura para a Câmara são poucos e não dá para os vereadores viverem disso. Vereadores, com raras exceções, são pessoas oriundas de famílias em geral abastadas, que estão acostumados à boa vida, funcionários públicos de carreira com altos salários em suas repartições, pequenos empresários e afins. Concorrem ao cargo de vereador no pensamento de melhorar suas vidas mais ainda e se dão mal.

Vereadores nem deveriam ter salário ou qualquer provento! Deveriam trabalhar "para e pela" comunidade como bons cidadãos interessados no bem coletivo. Não dá pra fazer da vereança uma profissão e viver dela, "não com os padrões que eles querem viver". Vereadores deveriam trabalhar em suas repartições, empresas e quebra-galhos durante o dia e se reunirem à noite para verear, "pelo bem da comunidade". Uma das condições para se candidatar ao cargo deveria ser que a pessoa "tivesse um meio de vida".

E olha, se o mesmo princípio fosse aplicado a outros cargos públicos, deputados e senadores, a coisa poderia moralizar um pouco. Já imaginaram quantos bilhões poderíamos economizar e aplicar em saúde e educação?

Mas, é claro que uma idéia estapafúrdia como essa só cabe na minha cabeça!

PS: Antes de assumir qualquer cargo eletivo, o candidato deveria passar por um "cursinho" de: Como viver com um salário mínimo durante uns seis meses"! Para saber na pele o que é a vida de um trabalhador.



Publicidade com Carro de Som - Ligue 8407-0093

Nenhum comentário:

Postar um comentário