terça-feira, 5 de julho de 2011

Quem manda é quem tem mandato! Será?

Alguém tem que parar o Deputado Federal Márcio Bittar! Melhor que seja "ele mesmo". O que seria uma demonstração de inteligência.

De uma pessoa simpática e afável, antes de se eleger, tornou-se arrogante e prepotente. Me disse outro dia um de seus colaboradores:

- Quem manda é quem tem mandato! 

O negócio não é bem assim. Pelo visto na reportagem do AC24horas, Márcio está se tornando antipático com a maioria das lideranças de "seu" partido e sendo visto como "maldito". O que poderia ser uma carreira profícua e bela na política acreana está se tornando algo bem parecido com a carreira política de um outro político acreano, que todos temem, obedecem e bajulam, mas, não amam. Converso todos os dias com dezenas de pessoas e muitos já não vêem mais o deputado como o viam antigamente.

Márcio Bittar não é e, nem deve querer ser o "manda-chuva" do partido que o elegeu. Sim, porque não estivesse no PSDB e Márcio teria amargado outra derrota como as anteriores em que estava no PPS. Não foi só o carisma de Márcio Bittar que lhe deu o mandato, dentro de um partido pequeno isso não teve  importância e ele foi mal sucedido em campanhas anteriores. Precisou filiar-se a um partido grande, já com um quadro militante formado e um "nome na praça", para se eleger. Os 52 mil votos que teve não foram apenas pela cor de seus olhos, mas, fruto de muito trabalho dele, de colaboradores (que Márcio esqueceu), de outros candidatos, inclusive de outros partidos, que pediram votos para ele durante a campanha eleitoral 2010. Márcio não soube reconhecer isso.

A celeuma em torno da liderança no PSDB, entre Bittar e Bocalom entre outras coisas, é alimentada pelas assessorias de ambos, que dão corda às vaidades, criando um clima de discórdia ao invés de disputa, que seria o natural na democracia. Aliando-se a isso, a arrogância, a prepotência, ao narcisismo e a falta de espírito democrático e de cidadania. Pensa-se no individual e esquece-se do coletivo, que é o importante quando se exerce a democracia.

Márcio Bittar não está contente em ser o deputado federal "mais votado" do Acre, ele tem que ser mais e isso o torna antipático, ele gostaria de ser também o Presidente do Partido, o candidato a Prefeito de Rio Branco e logo em seguida a Governador do Acre. Esses são os objetivos pessoais dele, qualquer pessoa sabe disso e ele não nega. Quer ser prefeito de Rio Branco e quiça governador do Acre. Isso seria até fácil de por em prática se ele fosse "único" dentro do partido, como era dentro do PPS, onde era a única estrela, mas, existem outras lideranças expressivas que também querem brilhar e que tem lutado há anos para conseguir um lugar ao sol, tendo inclusive melhor desempenho eleitoral que ele na capital.

Ao se analisar as possíveis coligações de oposição para uma eleição, o universo de estrelas se amplia muito, com outras diversas lideranças que gostariam de disputar cargos políticos.

Não estou "falando mal" do deputado, o intuito não é esse, é apenas quem sabe poder fazer acender nele o seu "alarme", para ajudá-lo quem sabe, a resolver os sérios problemas de "posição política" em que ele tem-se colocado. Sei também que meus conselhos não adiantarão nada, mas, para mim eles são importantes.

Cogita-se em rodas de comentários a possibilidade de uma debandada geral dentro do PSDB, onde então Márcio Bittar poderia ficar como única estrela, mas, ficaria também sem quem trabalhasse por ele.

Amigo Márcio, uma coisa a gente aprende na vida "quem tudo quer, nada alcança". O povo acreano lhe deu um mandato de deputado federal, quer que você o exerça com dignidade e honestidade, só depois de comprovar isso o povo lhe dará um "outro" mandato, que quem sabe poderá ser o de prefeito ou governador.

Deus tem um tempo para tudo na vida das pessoas!


Aviso aos navegantes: Este mesmo tipo de problema "está para ser criado" dentro do PMDB, com a entrada de Fernando Melo já com status de "estrela principal", quando deveria entrar no máximo como coadjuvante!

2 comentários: