terça-feira, 31 de maio de 2011

Cebola Importada, o cúmulo!

Hoje estive pela manhã no CEASA observando os produtos ali comercializados, fiz algumas fotos, mas, não ficaram muito boas, pois, são do celular, como sou "repórter" de 1ª viagem, ainda não peguei o costume de "sempre" carregar comigo minha câmera.

Os produtos comercializados pelos nossos "produtores", pra ser generoso, cabem na carroceria de uma Pampa e são em geral: bananas, melancias, banana comprida, mamão, cheiro verde, coentro, alface, tudo em ínfimas quantidades.


Havia também mercadorias "importadas" de outros estados do Brasil. Do Rio Grande do Sul, do Paraná e outros. Havia uma carga de cebolas que veio de uma cidade a quase 5 mil quilômetros de Rio Branco, essa cebola pelo menos triplicou de preço por causa do frete, o alho vem do interior de São Paulo há pelo menos 3 mil quilômetros. 


Fico me perguntando se por aqui houvesse um planejamento para que plantassemos "pelo menos" o que pudessemos comer, o quanto nosso custo de vida poderia ser mais baixo. Isso pra falar apenas de cebolas e hortaliças. E nós temos terra boa pra plantar. Tem que haver por parte do governo um planejamento para o desenvolvimento da agricultura de subsistência, temos que acabar com a "cultura" de colher as castanhas que caem e de extrair borracha pra fazer camisinhas. É muito pouco para nós! Os acreanos podem mais!

2 comentários:

  1. Agora me responda porque manter em cargo "vitalicio" o atual secretário de agropecuária? Me mostre um projeto desenvolvido pela SEAP durante quase treze anos à frente da secretaria. Qual o quesito para essa longevidade no cargo? Competência? Acho que não! Vá lá na SEAP e pergunte aos servidores de lá se tem alguém que goste dele. Com a estrutura da secretaria e seu quadro, era de se esperar bem mais do que produção de cheiro verde e xicória.

    ResponderExcluir
  2. Acho que um dos requisitos que menos interessam aos governos petistas para nomear secretários é "competência", eles usam mais o "QI" (quem indica) e o QS (quanto sabe).

    ResponderExcluir