segunda-feira, 9 de maio de 2011

Brasil vive uma ditadura branca ou seria vermelha?

Passaram-se apenas três meses dos oito anos que Aloysio Nunes Ferreira ficará no Senador Federal, mas uma tradição da Casa já se tornou insuportável para o parlamentar do PSDB: a edição de medidas provisórias pelo governo e a sua aprovação quase instantânea por uma esmagadora base governista. Na semana passada, Aloysio e outros senadores da oposição a deixarem o plenário, em sinal de protesto, contra a aprovação de uma MP que tratava de uma salada de dez itens.

Em entrevista ao site de VEJA, o senador paulista demonstra preocupação com o espaço que os caprichos do Executivo ocupam na agenda do Congresso. “Pouco a pouco está se instalando no Brasil uma ditadura branca. A maioria vota, sem questionar, as coisas mais absurdas. E pelos procedimentos mais absurdos”, afirma. “O Legislativo está cada vez mais subordinado ao Executivo.”

Aloysio fala ainda sobre a crise no PSDB de São Paulo e critica atitudes do presidente nacional do partido, o deputado Sérgio Guerra. Para o senador, se quiser estancar a guerra interna, a nova direção tucana precisa reunir em seus quadros os três presidenciáveis da legenda - Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin. E Aloysio acrescenta: as articulações para eleger o novo presidente do partido não vão bem. Leia a entrevisa à Veja

Acreucho: O Congresso Nacional nunca foi tão subserviente como atualmente. Um lugar onde "tudo é negociável", desde que a vontade do Palácio do Planalto prevaleça. Ninguém discute as decisões tomadas pelo Executivo. Daí que a Democracia vai por água à baixo, visto um dos poderes "não ser independente e autônomo". Governar por MPs, nada mais é do que ditadura! Melhor seria "fechar o Congresso" e a Presidente governar sozinha, fazendo o que quisesse, sem dar satisfações a ninguém. Esse negócio de mandar "para o Congresso" os projetos é apenas uma farsa, pra disfarçar o absolutismo. O Brasil precisa "se re-democratizar", mas, antes precisa se curar de velhos vícios políticos. A reforma política é uma necessidade premente. Mas, que político vai querer mudar o que lhes beneficia? 

Um comentário:

  1. Ditadura vermelha disparado!!! Só Dilma é mais discreta o resto chicoteia a classe média com imposto, falo isso dos governadores, prefeitos e deputados estaduais que vive tudo de conluio pra ferrar c/ o povo! PSDB tá quwase morrendo, dando ultimos suspiros, volta FHC, volta pra acabar com essa bagunça, num guento mais ver tanta devassidão com dinheiro público e falta de ética.

    ResponderExcluir