segunda-feira, 25 de abril de 2011

No Senado tudo é farra!

Fáceis de criar, às vezes sem objetivo nenhum, a não ser dar ao senador que a idealizou a condição de "dono", as 33 subcomissões do Senado podem ser reduzidas para no máximo 22. Projeto do senador Walter Pinheiro (PT-BA) reduz de quatro para duas subcomissões para cada uma das 11 comissões permanentes. Pinheiro alega que, apesar de movimentar os corredores da Casa, o trabalho delas resulta em pouca coisa de concreto.
Até meados dos anos 90, os senadores se orientavam pelo Regimento Interno, que prevê a existência de quatro subcomissões "no âmbito" das comissões permanentes. E como tal era entendido, até que a inauguração da TV Senado, em 1995, mostrou uma nova forma de o parlamentar se exibir como presidente de uma subcomissão. E aí começou a farra, com a interpretação de que o Regimento se referia a quatro subs para cada comissão.
Há subcomissões para todos os gostos, da distribuição de recursos hídricos ao desenvolvimento do Nordeste, das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte até a situação de haitianos no Acre. Há até uma subcomissão que ninguém sabe para que serve, quem foi seu "criador" ou quais foram as circunstâncias de sua criação.
É a subcomissão da Imagem e Prerrogativas Parlamentares, subordinada à Comissão de Constituição e Justiça. Ela existe desde 2002, deveria ter sete titulares e sete suplentes, mas nunca funcionou. Outra no mesmo rumo é a subcomissão permanente do livro, criada em 2002 por José Sarney (PMDB-AP), mas que nunca foi instalada.

Fonte:  O Estadão

Acreucho: Ora, a gente se admiraria "se tudo no Senado não fosse farra". Esse pessoal está lá não é pra ser "representante do povo" coisa nenhuma. O Senado é um lugar onde cada um cuida da sua própria vida e o povo que se exploda. Farra no Senado? Isso nunca foi novidade. É farra de telefone, farra de atos secretos, farra de nomeações "por debaixo do pano", farra do nepotismo, isso sem contar as "farras" propriamente ditas regadas a champanhe. E na Câmara é a mesma coisa. No Congresso Nacional tudo é farra com o dinheiro público!

Nenhum comentário:

Postar um comentário