terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

No do pobre...

Os empresários do ramo de transporte coletivo em Rio Branco, já estão em polvorosa, querendo aumento de tarifa. Sabe-se que a passagem de ônibus em Rio Branco é uma das menores do Brasil, mas, como é obvio, temos os menores percursos entre o centro e os bairros de todas as capitais.

Cogita-se que o preço poderá ir para 2,65 reais o que seria um aumento de 75 centavos, no cômputo geral, seria um aumento de 40% na passagem do coletivo, que diga-se de passagem, é usado pela população mais pobre, com menos recursos financeiros e estudantes, também pobres, porque os filhinhos de papai e as madames, "têm condução". Ora, com um aumento no salário mínimo de 7%, como pode subir o preço da passagem em 40%? Pra quem paga 4 passagens por dia, ao novo preço, vale mais à pena pagar a prestação de uma moto.

A polêmica dos "ônibus velhos e sem manutenção" continua. Outro dia chegou a Rio Branco uma frota de "novos" ônibus, que já tem pelo menos 5 anos de uso e mais de 1 milhão de quilômetros rodados em outras praças, deram uma lavadinha, uma troca de anéis no motor, uma pintura "mal feita" e pronto.

Uma empresa de ônibus é uma mina de dinheiro, você tem que primeiro pagar, pra depois andar, não tem fiado, não tem perda. É também uma mina de problemas se mal administrada. E finalmente é uma excelente "fonte de alimentação de campanhas eleitorais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário