segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Surpresa!

Hoje, exatamente às 13:58h cheguei ao Posto de Saúde Barral e Barral, segundo o "Governo da Indústria", referência em "dengue". Fui preparado para ficar por lá horas à fio, esperando pra fazer a ficha, esperando pra consultar e esperando pra ser medicado, como é o torturante sistema nas UPA's. O paciente não era eu, mas, meu filho adolescente que apresenta quadro de febre intermitente desde ontem à noite.

Surpreendentemente em vinte minutos, já estávamos na pré-consulta, mais uns quinze minutos e ele entrou no consultório para ver o médico. Depois de conversar com o doutor, contar o que estava acontecendo, ele disse que não poderia fazer o exame pra diagnosticar se era dengue, pois, o prazo era muito curto, que fossemos para casa e esperassemos até quinta feira, quando será feito o exame de sangue para diagnosticar se é dengue ou não. Enquanto isso, aplicaram uma Dipirona nas nádegas do menino e deram Dipirona em comprimido e Soro pra ele se hidratar. A febre não passou, mas, estamos procurando controlar até quinta feira.

Isso tudo é irrelevante, o que vale salientar aqui é que o atendimento foi "excelente". Em uma hora e meia, tinha consultado e sido medicado. Parece mesmo que o novo Governador do Acre, Tião Viana vai mesmo dar boa atenção para a saúde.

Saliento que não estou fazendo elogio vão. Elogio para criticar.

Se com a epidemia de dengue que se alastra pela cidade, uma simples ação do governador "mudou o atendimento" transformando o que era moroso, tediante e ineficiente em algo dinâmico e eficiente, pergunto: - Porque isso não foi feito antes? Porque não é feito em todos os setores da saúde? Se há condições da saúde ter um melhor atendimento, porque não é feito? Porque nosso povo tem sofrido há anos nas mãos de funcionários irresponsáveis e arrogantes e médicos negligentes, que não conseguem ver além de seus próprios narizes? Isso mudou só por causa da epidemia de dengue ou o governo pretende continuar imprimindo o mesmo ritmo no restante das unidades de saúde?

Se por acaso o novo governador pretende fazer algo pelo povo acreano, que foque as suas ações em melhorar o atendimento em saúde, não precisa fazer mais nada, já que aqui "é o melhor lugar pra se viver na Amazônia". Os governos antecessores não conseguiram resolver os problemas de saúde e saneamento, preocuparam-se apenas com a plástica e a estética, executando obras faraônicas e dispendiosas.

Governador Tião, conserte a saúde e já terá feito algo pra ficar na história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário