terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PRE/AC pede cassação de registro de majoritários da Frente Popular do Acre


Candidatos são acusados de diversos ilícitos eleitorais

A Procuradoria Regional Eleitoral no Acre (PRE/AC) ajuizou junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) ação de investigação judicial eleitoral (Aije) pedindo a cassação do registro ou diploma dos candidatos Tião Viana (governador eleito pelo PT), César Messias (vice-governador eleito pelo PP), Jorge Viana (senador eleito pelo PT), Edvaldo Magalhães (candidato ao Senado pelo PCdoB) e de seus respectivos suplentes por ilícitos cometidos durante a campanha deste ano.

Segundo a ação, os candidatos teriam cometido abuso de poder econômico, abuso de poder político, uso indevido e abuso de meios de comunicação social.

Pela ação, os candidatos se beneficiaram de seu poderio econômico e político ao usar servidores públicos em várias ações na campanha, sempre convocados por seus chefes e superiores, constrangimento de autoridades, engajamento articulado do empresariado local para obtenção de contratos futuros, esquema de financiamento de campanha, convocações de trabalhadores de empresas dependentes da administração Estadual e Municipal para reuniões e atos de campanha.

Na acusação de abuso de meios de comunicação a ação comprova os fatos por meio do uso indevido do sistema público de comunicação para privilegiar os candidatos da chapa majoritária da coligação Frente Popular, além de divulgação de pesquisas sem registro e direcionamento da linha editorial de vários veículos. Esses veículos, inclusive, fazem parte de grupos empresariais que também mantem contratos com a administração pública, gerida atualmente pelo mesmo grupo político dos candidatos eleitos pela coligação.

A ação tramitará sob segredo de Justiça. Caso sejam condenados, os representados poderão ter o registro de candidatura ou diplomas cassados, além de serem declarados inelegíveis pelo prazo de oito anos.

Fonte: Site do MPF

Acreucho: Qualquer pessoa minimamente inteligente no Acre sabe que tudo isso é verdade, o difícil é a Justiça aceitar as denúncias e as provas, mais difícil é as pessoas estarem dispostas a formalizar as denúncias e mais difícil ainda é a Justiça ser feita. Até que isso tudo role na Justiça em Brasília, eles já cumpriram seus mandatos. 

2 comentários:

  1. Por um sempre Acre melhor! Orgulho de ser Acreana!
    Todas os avanços democráticos do Estado Brasileiro nas últimas décadas foram conquistas de toda sociedade. O Acre, em toda sua história muito contribuiu e contribui para isto. Qualquer dúvida ou denúncia, quanto a conduta de candidatos nas eleições, deve sim ser investigada, apurada.
    Os ”irmãos Viana”, como muitos se referem, representam um conjunto imenso da sociedade acreana, que muito lutou para que hoje tivéssemos um Acre tão melhor de se viver e que a cada dia mais nos orgulhamos.
    Tenho muito orgulho, de ter há mais de 30 anos atrás, escolhido o Acre para viver e aqui terem nascido meus filhos, meu neto chegando...
    Que a INJUSTIÇA não seja feita!
    Barbara Angélica Guimaraes

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe Bárbara, "se" por acaso houver condenação, não será injusta!

    ResponderExcluir