terça-feira, 23 de novembro de 2010

Piada do dia!

Acre apresenta a Dilma modelo de segurança

FABIO PONTES em  A Gazeta

A presidente eleita Dilma Rousseff conhecerá hoje o modelo acreano de Segurança Pública. O trabalho que o Acre vem desenvolvendo nos últimos anos no setor será apresentado pela secretária Márcia Regina (Segurança). O convite foi feito para que Dilma possa conhecer a atual realidade do sistema no país, e elaborar a estratégia de combate à criminalidade em seu governo.

Além do Acre, também receberam o convite os secretários de Segurança de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Maranhão. Para Márcia Regina, o convite ao Acre é um reconhecimento da presidente eleita ao trabalho que é implementado no governo Binho Marques.

Tendo como base modelos de gestão de Minas e do Rio, o Estado tem apostado no trabalho integrado das forças repressivas com o sistema Jurídico, envolvendo o Tribunal de Justiça e o Ministério Público. Na análise da secretária, por estar na fronteira com os dois maiores produtores de drogas do mundo (Bolívia e Peru), o Acre adota um modelo de percepção e combate aos crimes comuns para estas áreas.

“Temos todo o trabalho de reorganização do policiamento, com monitoramento, indicadores e metas a serem alcançadas. Temos colocado essa política em prática e os resultados têm aparecido”, disse Márcia. Segundo ela, a perspectiva é que o número de homicídios em 2010 fique abaixo do ano passado.
 
Há dois anos que a Secretaria de Segurança do Acre executa modelos de gestão semelhantes aos da iniciativa privada, como a adoção de metas e objetivos a serem alcançados por cada integrante do setor. Assim como no modelo particular, o governo coloca em prática a meritocracia, que premia com bônus salarial os melhores policiais.

Sobre o papel do Governo Federal nas políticas de segurança do país - hoje os Estados são os principais responsáveis -, Márcia Regina afirma que ele deve atuar como “um norte para ajudar os governos estaduais”. Para a secretária, o Plano Nacional de Defesa deixou muito a desejar no tocante às áreas de fronteira.

Na opinião dela, a Polícia Federal não consegue manter uma boa articulação com as secretarias de Segurança dos estados limítrofes. Ela defende que o Brasil passe a ter mais acordos de cooperação com os países vizinhos. Dessa forma, as forças policiais brasileiras pode-riam atuar com mais respaldo nestas regiões, sem criar eventuais incidentes diplomáticos.

Permanência no governo Tião Viana - Questionada sobre uma futura permanência na Secretaria de Segurança Pública no governo Tião Viana, Márcia Regina disse que essa é uma decisão exclusiva do governador eleito. “Não cabe a mim fazer esse tipo de avaliação. Eu me propus a um trabalho, estou concluindo-o e tenho certeza de que o governador Tião Viana assumirá uma Segurança Pública bem preparada”, ponderou.

Márcia Regina é procuradora do Estado e foi convidada pelo governador Binho Marques para assumir a secretaria em meio a uma crise de criminalidade no Estado. Primeira mulher a ocupar o cargo, a secretária também enfrentou vários momentos difíceis frente ao órgão. Sua demissão chegou a ser pedida pelo senador eleito Sérgio Petecão (PMN) durante a propaganda eleitoral.

De forma indireta, o convite de Dilma Rousseff para Márcia Regina a gabarita a receber um eventual convite de Tião Viana para que permaneça no comando da Segurança Pública pelos próximos anos.

Acreucho: Alguém está doido e não sou eu! O Acre servir de modelo em segurança pública? Temos, nos últimos tempos vivido por aqui verdadeiro caos na segurança pública. Assaltos, roubos, mortes, chupa-cabra, estelionatários de todo tipo, violência no trânsito, mortes misteriosas, tráfico de droga descontrolado, roubo de veículos, tráfico de veículos pra Bolívia, crimes violentos, invasão de residências, roubo em delegacias. Que tipo de "segurança" podemos ensinar para outros estados? É o Acre virtual da Frente Popular. Só se servirmos de modelo de como "não" se combate o crime! Márcia Regina permanecer na pasta da segurança pública? Será certamente um erro do novo governador! Acho que a Dilma não sabe que por aqui, muita gente quer a cabeça da Secretária. 

3 comentários:

  1. Calma Acreucho
    A Dilma sabe das coisas. Se ela convidou é porque tem muito a aprender. Em determinado momento ela se perguntou: Como NÃO devo fazer para oferecer segurança de qualidade? Alguém tinha que ser chamado para responder. Não deixa de ser uma contribuição do Acre ao governo federal, certo?

    ResponderExcluir
  2. Escuta Acreucho, o Sr Dudé esta trazendo o Latindo (aquele corno que da a bunda no apê e fuma maconha olhando os outros comerem a gata dele a Mirella Santos) vir aqui tomar Daime e levar mais de R$ 180.000,00 dos otários num show para inaugurar um despropósito.
    Imagino até o que ele deve ter comentado lá na tribo dele: aí mano os acreanos são mesmo mané, só vou lá se me pagarem alto. Vou fazer o que na porra do Acre veio, ta louco??? Se pagar a bolada vou lá, curto com a cara de todo mundo, tomo daime, enrolo eles e trago a grana.
    Poxa, O cara não canta porcaria nenhuma!!!
    Gostaria muito de saber o critério pra fazer uma merda dessa?
    Aliás pra fazer as duas merdas.
    Agora só falta fazer uma ponte pra ligar o pau do governo no toba do povo.
    O Pt me envergonha!!!
    Nas próximas eleições essa vai ser mais uma pedra atirada.

    Ze buchada

    ResponderExcluir
  3. Santa Dilma agora vai obrar milagres, né? ha ha ha... que piada mais velha... Insegurança pública é o que temos!

    ResponderExcluir