quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Termelétrica de Rio Branco deve ser reativada




O governo quer reativar a termelétrica de Rio Branco para que ela funcione como uma espécie de reserva para o atendimento emergencial do Acre, caso haja problemas na interligação elétrica entre Acre e Rondônia. Segundo o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, a usina, que é movida a óleo e pertence à Eletronorte, tem capacidade para produzir entre 30 e 50 megawatts (MW), o que é bem menos que a demanda total do Acre, que está na casa dos 150 MW. A ideia, porém, seria garantir que, caso haja problemas na linha de transmissão, a termelétrica responderia pelo abastecimento a hospitais e rede de saneamento básico, por exemplo. 

O Acre vem enfrentando seguidos problemas de interrupção de energia porque, apesar de ter sido interligado em outubro do ano passado ao sistema nacional, as obras de duplicação desse circuito e da linha que liga Acre e Rondônia ao restante do País não foram concluídas por atraso no processo de licenciamento ambiental estadual, em Rondônia.

Zimmermann não descartou, entretanto, a possibilidade de serem alugados geradores a diesel para socorrer o Estado do Acre em casos de contingência. O assunto foi tema da reunião de hoje do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Um comentário:

  1. O acreano não aguenta mais constantes falta de energia e apagões.

    Não aguenta mais ir para Porto Velho e ter que passar 10 horas esperando uma balsa por culpa desse governo que passou 8 anos dobradinha estadual e federal e não fizeram nada pela ponte.

    Não aguenta mais ficar na fila de espera para sair do estado voando, pois a situação da pista do aeroporto está calamitosa, não há vagas suficientes nos voos de linha, a propria candidata Marina Silva sentiu isso na pele, tendo que ir até Porto Velho e de lá pegar um voo fretado.

    E ainda tem gente que se espanta com a grande votação que o Serra teve no estado, o povo não é besta, estamos entregue as baratas, por culpa desse Governo Federal.

    A unica coisa que esse Governo fez foi gastar milhões enrolando nessa pavimentação da BR 364, obra superfaturada para gerar caixa 2 do PT.

    ResponderExcluir