quinta-feira, 3 de junho de 2010

Que o povo se exploda!

Parece, pelo menos neste momento, que se chegou a um impasse na questão da greve dos motoristas e cobradores de onibus. De um lado os funcionários que têm seus motivos e de outro as empresas exploradoras do serviço, que endurecem com o único e exclusivo interesse de que tudo isso resulte em "aumento de tarifa".

Em princípio vou dizer que "sou contra greves". Quem não está contente no que está trabalhando, pega o boné e pronto. Foi o que fiz algumas vezes na minha vida. Mas, os trabalhadores têm o direito constitucional de fazer greve, de reivindicar direitos diante de seus patrões, que muitas vezes são seus algozes.

A Justiça, feita por uma juíza que veio lá de Rondônia, o que de imediato subentende que não tenha conhecimento dos probrelas acreanos, portanto inapta para decidir sobre eles, decidiu que 100% dos onibus têm que estar nas ruas nos horários de pico e 50% deles nos horários intermediários. Ora bolas, isso não é greve! Isso é um conchavo. Em outros lugares já haveriam veículos queimando nas ruas há muito tempo, mas, o povo acreano é pacífico.

As autoridades municipais e estaduais, atreladas e compromissadas com as empresas, grandes financiadoras de campanha, não tomam nenhuma posição, não cobram uma solução para o problema, não entram na negociação, apenas cantam a música "To nem aí" para o povo.

O Sindicato diz que vai radicalizar e parar 100% da frota à partir de segunda-feira, não os aconselho a fazer isso, a multa é muito pesada e acho que não têm condições de arcar com ela, além do mais haverá demissões e pais de família ficarão sem seus empregos.

Uma pergunta. A juíza não arbitrou que 100% da frota tem que estar na rua? Então coloquem 100%, não só nos horários de pico, mas, o dia todo, só não recolham nenhum passageiro, fiquem indo e vindo o dia todo queimando combustível da empresa, sem pegar um só passageiro. Estarão cumprindo a ordem judicial e, ao mesmo tempo fazendo greve.

Agora, que os senhores vereadores e os petistas que administram a Prefeitura deveria já ter tomado alguma atitude, isso lá é verdade. Mas, porque se preocupar, eles "não andam de onibus, têm gordos salários e boas folgas". Querem é que o povo se exploda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário