segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pequeno, respeite o grande!

É no mínimo equivocada a tentativa da Deputada Federal Perpétua Almeida querendo que, aqui no Acre, se use os mesmos sistemas de trânsito que em Brasília e Goiânia. Infelizmente nosso povo não tem a cultura de trânsito necessária para incorporar um esquema desses.

Nossos motoristas são ainda muito "brabos", nossos motoqueiros "irresponsáveis", nossos ciclistas "temerários" e, o pedestre "suicida".

Existe uma "regrinha básica" que sigo desde que comecei a dirigir, isso lá se vão quase quarenta anos. "Pequeno respeite o grande". Pedestre respeite a bicicleta, bicicleta respeite a moto, moto respeite o carro, carro respeito o caminhão, onibus e afins. É uma hierarquia que deve ser respeitada. Sigo ela há quase quarenta anos e neste tempo, me envolvi apenas em dois acidentes de trânsito, sendo culpado de um deles, sem gravidade, e sendo vítima em outro.

Infelizmente a idéia da deputada é até boa, mas, dificilmente funcionaria, nem os onibus param pra quem lhes levanta a mão... Seria necessário uma legião de policiais de trânsito nas faixas de pedestres para conter os motoristas, pra que isso funcionasse. Imaginem os play boys e filhinhos de papai, de cara cheia nos domingos à tarde, parando nas faixas de pedestres para que os "pobres" atravessem a rua. O número de acidentes de atropelamento seria enorme.

Ninguém desentorta pau que nasce torto. Imaginemos os "barões, coronéis e doutores" nas aulas de reciclagem.

- Olha, voces tem que parar suas camionetes e carrões importados, para que os pedestres atravessem a rua. Imagino a cara de muita gente.

Se começarmos a ensinar isso nas escolas para as crianças, talvez em vinte ou trinta anos, consigamos implementar uma coisa dessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário