sexta-feira, 9 de abril de 2010

Lula e a Lei!


“Presidente deveria ser o primeiro a cumprir a Constituição”

AJUFE reage às afirmações do presidente Lula de que não se pode ficar subordinado às decisões de juiz.

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento promovido pelo PC do B nessa quinta-feira (8), publicadas nos jornais de hoje (9), de que “... não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não fazer”, em referência às multas impostas a ele pela Justiça Eleitoral, são inaceitáveis, segundo o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade que congrega 1.600 magistrados.

A Associação emitiu a seguinte nota:

Íntegra da nota da Associação dos Juízes Federais do Brasil sobre a declaração de Lula, segundo quem “não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos [fazer] ou não”.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), entidade nacional de representação dos Juízes Federais, vem a público, manifestar-se sobre as afirmações do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro realizado ontem (8):

1. A AJUFE lamenta as declarações do Presidente da República no sentido de que “não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não”. Não é a primeira vez que comentários dessa natureza sobre decisões da Justiça Eleitoral são feitos pelo Presidente.

2. Toda decisão judicial agrada uma das partes do processo e desagrada a outra. Isso faz parte da democracia. Tantas vezes, o então candidato, e agora Chefe do Poder Executivo recorreu e teve seus pedidos acolhidos pelo Poder Judiciário. Os juízes não esperaram elogios por isso, porque estavam cumprindo seu papel, decidindo com independência, de acordo com a Constituição, as leis e as provas apresentadas.

3. Ao ser multado pela Justiça Eleitoral, o Presidente da República, como Chefe de Governo e Chefe do Estado Brasileiro, deveria ser o primeiro cidadão a defender o cumprimento da Constituição Federal e das decisões judiciais, fazendo valer os princípios da harmonia e da independência dos Poderes.

4. No regime democrático - que tantos lutaram para restabelecer no País, inclusive o Presidente da República -, o Poder Judiciário representa a última fronteira do cidadão contra o arbítrio praticado por seu semelhante e contra a violência do Estado, na medida em que seu papel é assegurar o cumprimento da Constituição. Fortalecer o Poder Judiciário e suas decisões é fortalecer a democracia.

5. A AJUFE endossa inteiramente com as afirmações do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, no sentido de que “não se deve fazer brincadeiras com a Justiça”. Lamenta a AJUFE que o Presidente da República se esqueça que os magistrados de todas as instâncias também são membros de Poder e não merecem o tratamento contido em comentários dessa natureza.

A AJUFE reafirma que os magistrados federais com atuação na Justiça Eleitoral estarão atentos para que as Eleições de 2010 transcorram com observância da Constituição e da legislação eleitoral. Se a lei não é ideal, as propostas de alteração devem ser submetidas ao Congresso Nacional para que este examine o seu aperfeiçoamento.

Brasília, 9 de abril de 2010.
Fernando Cesar Baptista de Mattos


Acreucho: E Lula por acaso sabe o que é Constituição? Ele tem suas próprias "leis" e ignorantemente as segue e o resto que se dane. Às vezes fico pensando "como o povo brasileiro pode aturar uma figura dessas como presidente"? Lula poderia dormir sem essas! Se num país democrático, ou pelo menos pseudo-democrático os cidadãos não obedecerem à Justiça, vão obedecer a quem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário