terça-feira, 6 de abril de 2010

Excelente medida!

PORTARIA N.º 004/2010


Louvável a atitude do Juiz Romário Divino Farias, limitando o acesso de crianças nos estabelecimentos penitenciários. 

A meu ver, o acesso deveria ser "proibido". Mas, limitar e regular já é um avanço. Não sei o que crianças têm a fazer dentro de presídios, presenciando o que há de mais degradante para o ser humano, que é estar encarcerado, principalmente quando essas crianças são parentes dos detentos. 

Para uma criança deve ser humilhante e altamente deprimente "ir visitar" seu pai ou a mãe dentro de um estabelecimento desses, coisa da qual deveria ser poupada.


3 comentários:

  1. Querido Jorjão, suas considerações se dividem em dois raciocínios diferentes. Concordamos sobre a medida judicial que limita a permanência de crianças nas prisões. Mas em relação à visista que os pequeninos fazem aos pais, aí temos pontos de vista bem diferentes.

    O ambiente das penitenciárias é degradante não apenas para os que estão presos, como você bem observou, mas para os parentes em visita. Mas considero que pior que a degradação de uma visita à carceragem é a ausência do pai (ou da mãe) na vida de uma criança.

    E para tornar o raciocínio mais pungente, suponhamos que uma mãe tenha sido flagrada traficando drogas para sustentar os filhos, o que é comum neste estado. Além de ser impedida de conviver com aqueles aos quais podia garantir a sobrevivência com uma atividade ilegal, ela teria ainda que se abster de vê-los? E a desculpa é que as prisões são degradantes demais para as crianças?

    Creio que alguns lares, algumas ruas de nossa cidade podem ser tão degradantes quanto a penitenciária. Impedir que os filhos visitem os pais na prisão, no meu entender, seria uma segunda pena aplicada pelo estado - e nesse caso uma pena severa demais a quem, como crianças, não cometeram crime algum.

    Pense nisso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você de que muitos bairros e ruas de nossa cidade são piores do que a prisão. O que não acho correto e que crianças, que já viviam no meio da marginalidade, quando livradas disso, voltem a se imiscuir novamente num ambiente tão degradante. Mas, também acho que as crianças precisam ver seus pais e vice-versa, só que o governo deveria providenciar um meio menos chocante para elas do que ficar no meio de outros marginais na penitenciária.

    ResponderExcluir
  3. Sigam o blog, já somos muitos e queremos mais!
    http://www.amigosdoserra.com.br/

    ResponderExcluir